Prefeitura encerra Semana Municipal de Valorização da Pessoa Idosa no Centro de Convivência do Idoso

Evento que reuniu vários convidados marca o retorno gradual das atividades na unidade, que atende mais de trezentos idosos

Uma manhã de alegria e entretenimento, com direito à muita música, dança, mas sobretudo de muita expectativa. Foi assim a solenidade, que marcou o retorno dos idosos ao dia a dia de atividades no Centro de Convivência do Idoso, nos Cuités, denominada de “De volta ao Aconchego”. O evento é parte da programação da Semana Municipal do Idoso, promovida pela Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e Gerência do Idoso, aberta na última segunda-feira, 27.

Durante a rápida solenidade, que marcou também o encerramento de uma semana repleta de ações em prol dos idosos, com rodas de conversas, momentos de escuta e intervenções, oficinas e atividades físicas, estiveram autoridades e alguns, dos mais de 300 usuários do serviço, que antes da pandemia, costumavam se revezar de segunda à quinta-feira na Unidade.

Representando o prefeito Bruno Cunha Lima, o vice-prefeito Lucas Ribeiro, destacou a importância da volta dos idosos à esse convívio tão salutar. Lembrou inclusive do avô, o ex-prefeito Enivaldo Ribeiro. “Aos 86 anos ele não para, mas precisou ficar em casa de uma hora para outra, e sabemos o quanto esse recolhimento é difícil para o idoso, principalmente, os mais ativos”, salientou.

Na ocasião, a gerente da Pessoa Idosa, Rosemary Guimarães, lembrou aos presentes a importância desse retorno, mas sempre levando em consideração, a orientação em relação aos protocolos sanitários. “É necessário por exemplo seguir um agendamento prévio em relação às caravanas, que a partir de agora poderão retornar à unidade, higienização correta das mãos, além do distanciamento, que é primordial, sobretudo envolvendo idosos”, assegurou.

A aposentada Lourdes de Freitas, 69 anos, que faz parte dos grupos de dança e frequenta o Centro há 25 anos, estava emocionada, pois essa convivência, segundo ela, tem um significado especial. “Conheci o meu segundo companheiro aqui, ficamos juntos 10 anos, mas ele morreu de câncer. Tenho 3 filhos casados, moro sozinha, por isso, os amigos daqui são a minha segunda família”, contou emocionada.

Estiveram presentes ainda ao evento, a diretora de Proteção Social de Alta e Média e Alta Complexidade, Uelma Alexandre, Gilma Souto Maior, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, além de Romualdo Figueiredo, presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas/CG.