Prefeitura encerra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com várias ações na APAE, Instituto dos Cegos e CAPS

Evento envolveu mais de 200 atendimentos médicos, além de oficinas de dança e arte

A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, da Semas, teve início na terça-feira, 24, com um Webinar de forma online, com o tema: Lei Brasileira de Inclusão e Direitos da Pessoa com Deficiência, foi encerrada nesta quinta-feira, 26, com várias ações na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), voltadas para crianças e adolescentes e principalmente para os pais.

Prestigiando o evento, o vice-prefeito Lucas Ribeiro, destacou “o olhar especial que a Prefeitura Municipal tem com as Pessoas com Deficiência que é uma marca da atual gestão. Parabenizamos Edna Silva que vem fazendo um excelente trabalho em prol desse público”, enfatizou.

Durante a abertura das ações, Edna Silva, coordenadora da Pessoa com Deficiência citou a alegria de estar realizando a ação pela primeira vez com a APAE, estando à frente da coordenação da Pessoa com Deficiência.

A programação realizada durante a tarde, incluiu mais de 200 atendimentos na área da saúde, com exames de DST’s, hepatite, sífilis, teste rápido para Covid-19, além de mamografia e consultas com Clinico Geral. De forma simultânea, também foram realizadas oficinas de dança e de artes, no Instituto dos Cegos e Caps.

A dona de casa Sueli Cabral, mãe de dois filhos de 24 e 26 anos, que possuem deficiência neurológica e são atendidos na Apae, realizou consulta com o Clinico Geral e fez exames de mamografia. “Essa ação vem pra ajudar, pois as vezes é difícil conseguir marcar um exame e aqui podemos ter essa facilidade, estou muito feliz”, ressaltou.

Representando a APAE, a assistente social Romilda Nascimento, adiantou que é, “uma ação que vem somar com uma programação também desenvolvida na Instituição, na Semana dedicada à Pessoa com Deficiência, denominada “Conhecimento em Ação” e quem ganha são nossos jovens e também os pais, com essa parceria com a Prefeitura Municipal”, enfatizou.

À frente do evento, Edna Silva enalteceu a parceria e também a importância em cuidar da família como um todo, “pois pais bem cuidados, também vão conseguir cuidar melhor dos filhos, principalmente em se tratando de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência”, destacou a coordenadora.

Os coordenadores da Saúde do Homem e da Mulher, Alekssandra Costa e Sandro Gonçalves, além de Kátia Teresita, de Doenças Crônicas da Secretaria de Saúde, prestigiaram o evento. A vereadora Carol Gomes (PROS), que apoia a causa, também esteve presente. A programação foi encerrada com um aulão de zumba.