Prefeitura está ultimando os preparativos para o lançamento de mais uma campanha de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa

Ação que acontece na próxima semana, no centro da cidade, e envolve uma vasta programação, e principalmente, estimula denúncias sobre esse tipo de violação através do Disque 100 e 123.

No próximo dia 15 de junho, será celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. E como ocorre todos os anos, a Prefeitura de Campina Grande, por meio Gerência da Pessoa Idosa, da Secretaria da Assistência Social (Semas), e a Rede de Proteção Socioassistencial da Pessoa Idosa, está realizando uma série de ações, que antecedem o lançamento da campanha oficial, que ocorrerá nesta data, com uma grande ação no centro da cidade. A programação envolve atos culturais com a participação de pessoas idosas e ainda, colaboração de outros representantes da rede e panfletagens.

Na última segunda-feira, 05 de junho, o Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), iniciou uma série de atividades, com uma palestra educativa tratando sobre o tema da violência contra o idoso, ministrada pelo psicólogo da unidade, Sérgio Máximo. Nesta terça-feira, 06, foi a vez do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) – Liberdade, realizar rodas de conversa tratando sobre o tema, junto com a entrega de panfletos informativos. Dando continuidade a discussão, nesta quarta-feira, 07, o CMCI realizou mais uma roda de conversa, acerca do tema da campanha, ministrada pela assistente social da unidade, Calina Freitas.
“A ação do próximo dia 15 de junho, já está toda planejada e articulada com os demais representantes da rede, e entendemos que aos poucos os nossos idosos estão mais conscientes em relação aos seus direitos, e principalmente, em relação as várias violações. Importante lembrar que as denúncias podem ser feitas também, através do Disque 100 e 123, e quem puder compartilhar essa informação, estará ajudando algum idoso, em algum lugar, que esteja precisando de ajuda”, disse a gerente da Pessoa Idosa, Rosemary Guimarães.

A gerente inclusive faz o convite a toda a população, e especialmente aos idosos, para que possam conhecer um pouco mais de perto, o trabalho que é realizado pelo serviço através da Semas. “O envelhecimento é um direito e uma responsabilidade de todos, por isso, convidamos toda a população para participar desse momento de reflexão, considerando que temos um cenário preocupante, no que diz respeito aos vários tipos de violência contra a pessoa idosa. Um dos artigos do Estatuto da Pessoa Idosa, reforça que: ‘Qualquer ato que se tenha conhecimento ou suposta violação de direito desse público, deve ser comunicado de imediato, às autoridades competentes’. Então, essa é uma responsabilidade de todos nós”, ressaltou a gerente.

Gerência do Idoso

Como parte dos trabalhos que são realizados pela Gerência no dia a dia, e que reforça a importância do tema, foi realizada, no último dia 31 de maio, com o apoio da equipe técnica do Centro de Referência em Assistência Social – Cras Borborema, uma ação , que teve como objetivo, elaborar o “Diagnóstico Municipal da Pessoa Idosa”, através de escutas com esse público.

Na ocasião, foram enfatizados vários pontos importantes, em relação aos cuidados com o idoso; à exemplo de moradia, acessibilidade, inclusão social, saúde, apoio e cuidado, comunicação, transporte, entre outros. Na ocasião foram pontuados aspectos positivos, desafios e sugestões para implantação e/ou implementação de serviços que ainda faltam no território.

Durante a ação, estiveram presentes pessoas idosas, ligadas a Legião da Boa Vontade (LBV); grupo de idosos da Catingueira; representantes da Saúde e da Pastoral da Pessoa Idosa; Clube de Mães; coordenação da Rede de Proteção Socioassistencial da Pessoa Idosa; representante do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); estudantes universitários; equipes dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social – Creas da Liberdade e Creas Jornalista Geraldo Batista, (Unidade 2); com a supervisão da Proteção Social Básica.