Prefeitura firma parceria com Instituto Alpargatas para capacitação e inserção de pessoas LGBTQI+ no mercado de trabalho

A Prefeitura de Campina Grande, por meio das Secretarias de Assistência Social (Semas) e de Ciências, Tecnologia e Inovação (Secti), firmou Termo de Parceria com o Instituto Alpargatas, para viabilizar o projeto ”AlpaTRANSforma, Futuros Possíveis”, que tem como meta a capacitação e inserção de pessoas LGBTQI+, no mercado de trabalho.

O documento com regência anual até novembro de 2022, foi assinado nesta terça-feira, 30, na sede da SECTI, pelo secretário da Semas Valker Neves; pela secretária Laryssa Almeida, de Ciência e Tecnologia; e pelo diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo. Na ocasião também estiveram presentes o ex-deputado federal e atual assessor técnico da secretaria de Saúde, Rafafá; além da coordenadora do Sine Municipal, Soraia Brasileiro; e a vereadora Jô Oliveira.

A formação viabilizada pela Alpargatas, que teve início no último dia 22 de novembro, tem como meta ampliar o aprendizado dos participantes, desenvolvendo conhecimentos da base de Leitura, Escrita, Matemática, além de competências Socioemocionais e de Educação Digital, imprescindíveis para uma melhor atuação no mercado de trabalho.

As aulas, com duração de três meses, estão sendo realizadas no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia, nas segundas, quartas e quintas, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h. Os 40 alunos participam de forma presencial, seguindo todos os protocolos sanitários. Ao término da capacitação, todos terão a possibilidade de serem inseridos num banco de talentos, para uma futura contratação por parte da Alpargatas, e também no sistema de cadastro do Sine Municipal.

‘É uma ação muito importante. Em um momento tão difícil de pandemia, de crise econômica, de famílias passando necessidades, o Instituto Alpargatas se propõe a promover capacitação de pessoal, até para uma possível contratação pela empresa”, destacou o secretário Valker Neves.

“Estamos muito felizes em contribuir para ampliação dessa iniciativa. Importante garantir ao público LGBTQI+, oportunidade, capacitação, cidadania, além de usar a tecnologia e inovação como ferramenta para transformar vidas”, pontuou a secretária Larissa Almeida.

Para o diretor do Instituto, Berivaldo Araújo, se trata de um projeto extremamente importante, já que o objetivo é buscar sempre a inclusão e diversidade. “Entendemos que podemos, juntos, abrir mais oportunidades para o ingresso desse público no mercado de trabalho ou quem sabe até no empreendedorismo”, salientou. Para viabilizar a capacitação, o Instituto Alpargatas também conta com a parceria da O.S. ALICERCE, uma empresa de São Paulo que está coordenando o projeto.