Prefeitura inicia distribuição de cartilhas com alerta sobre a forma correta de toques em crianças na primeira infância

Ação pretende alcançar cerca de 2 mil famílias atendidas no município.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Programa Criança Feliz, iniciou nesta sexta-feira, 02 de junho, a distribuição da cartilha “Faça Bonito com o Criança Feliz”, uma ação que faz alusão ao último dia 18 de maio, data em que é celebrado o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O trabalho, que se estenderá ao longo do ano, está sendo realizado pelas 66 visitadoras do Programa, e prevê a entrega para cerca de 2 mil famílias atendidas no município.

No momento da entrega, as visitadoras estão orientando os pais ou responsáveis pelas crianças, na primeira infância (0 a 6 anos de idade), sobre a importância de ensinarem os filhos a se prevenirem contra possíveis abusos sexuais, por meio de atividades lúdicas que constam na cartilha. Numa linguagem fácil e didática, os textos são curtos e precisos, e as ilustrações a respeito da temática são claras, objetivas e coloridas, de modo, inclusive, a chamar a atenção das crianças para o que é passado pelos pais.

Ingrid Eduarda, de 23 anos, é mãe de Ytalo Miguel, de 1 ano e seis meses. Conforme ela, esse trabalho será muito eficaz para a desenvoltura do filho. “É um incentivo muito bom para ele e para a gente, porque com esse acompanhamento aprendemos mais sobre situações de abusos, e aos poucos, vamos repassando para nosso filho, mesmo sendo ainda tão bebê. Nós também passamos a observar melhor ações de pessoas de fora, de amigos ou da própria família” disse a mulher.

O pai, Vandeilson Tomás, aprovou a ideia, pois a cartilha vai somar ao que já vem sendo ensinado dentro de casa. “A gente melhorou muito na questão das brincadeiras, porque tudo a criança aprende brincando, e nesse caso, quando a gente traz algum incentivo assim fica mais fácil do que ficar dizendo para ele: ‘não pode fazer isso ou aquilo’. Quando brincamos com ele, vemos que ele acha bonitinho e aprende mais, vamos fazer o mesmo com esse tema para que ele já entenda antes de ir para uma escola”, comentou.

Isabel Cristina, 23 anos, também é mãe de um menino de 1 ano e 6 meses, e disse que esse acompanhamento é fundamental para seu filho. “Com a ajuda do Criança Feliz meu filho está cada vez mais esperto. Para mim isso foi muito bom, porque eu não sabia como ensinar as coisas para ele. Por ser mãe de primeira viagem tem muita coisa que a visitadora me explica e eu repasso para ele. No caso do abuso sexual, vai ser muito útil, porque quando ele for para uma creche um dia, vou perguntar e ele vai saber expressar neste sentido” contou a mulher.

Conforme Meruska Aguiar, coordenadora do Criança Feliz, essa ação foi estruturada em duas etapas por visita. “Primeiro as visitadoras vão orientar os pais acerca dos cuidados que eles podem ter para evitar que as crianças sofram violência e abuso sexual, em um segundo momento uma atividade chamada ‘semáforo do toque’ é realizada, na qual elas ensinam como os pais devem brincar com os filhos, enquanto ensinam onde eles podem receber carinho ou não. Por isso, a cartilha foi pensada bem lúdica para mostrar aos cuidadores de forma que entendam, porque muitas vezes abusos acontecem por falta de informações”, explicou a coordenadora.