Prefeitura lança campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, durante solenidade bastante prestigiada

Com o tema “Parecia ser Carinho, mas era Violência”, ação reuniu várias autoridades que atuam com essa realidade no município.

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), a Prefeitura de Campina Grande promoveu uma manhã voltada a discussões e reflexões para o lançamento de uma campanha com o tema: “Parecia ser carinho, mas era violência”. A campanha, uma iniciativa da Gerência da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Assistência Social (Semas), foi lançada na manhã desta quinta-feira, no auditório da Faculdade Mauricio de Nassau, na Estação Velha, coma presença de várias autoridades.

Na abertura, o secretário de Assistência Social, Valker Neves, saudou os presentes e ressaltou o trabalho desenvolvido durante todo o ano, pela Prefeitura, para combater a violação de direitos das crianças e adolescentes. “Essas datas acabam ressaltando a importância desse trabalho, pois precisamos cada vez mais preservar vidas, precisamos fazer com que as crianças desfrutem da sua infância sem interrupções, sem violência e maus tratos. Juntar forças, esse é o caminho”, disse o secretário.

As autoridades convidadas trouxeram reflexões como: “Esqueça, deixa pra lá”, “Parecia ser carinho, mas era abuso em casa”, “Parecia ser carinho, mas era violência institucional” e ainda, “Parecia ser carinho, mas era crime cibernético ou violência sexual”. Um dos temas foi apresentado pelo juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Perilo Lucena, que tratou sobre a “Violência Institucional” em relação à esse público.

”Todos os atores da rede de proteção estão mobilizados, neste dia, como forma de chamar a responsabilidade da sociedade, que pode e deve denunciar casos de abuso e de maus tratos a crianças e adolescentes. Qualquer mudança de comportamento, marcas de violência, lesões aparentes e outros, podem ser sinais que uma criança ou adolescente vem sofrendo algum tipo de abuso ou maus tratos. É preciso agir, denunciar, cada um fazer a sua parte”, disse o juiz.

Gilberto Rios, que representou a Receita Federal, lembrou ao público presente, a importância da destinação de 3% que todo cidadão que faz a declaração do Imposto de Renda (IR 2023), pode fazer; e assim ampliar as políticas públicas oferecidas, através de esporte, saúde e lazer, como forma de proporcionar uma vida mais digna ao público infanto-juvenil. Também apresentou um vídeo sobre o assunto.

“Precisamos chamar a atenção da sociedade e do estado, porque o dia 18 de maio é uma estratégia de mobilização, para que possamos avançar em políticas públicas eficazes, voltadas à esse combate. O tema escolhido é emblemático e está presente todos os dias, não escolhe cor, raça, etnia, e nem classe social. Na maioria das vezes, e de forma invisível, está presente nos lares, também em instituições privadas e públicas”, alertou a gerente da Criança e do Adolescente, Rouseane Andrade.

Estiveram presentes, Joelma Martins, presidente do Conselho de Assistência Social; a conselheira tutelar, Lana Menezes; Clara Corban, advogada; a coordenadora de Políticas Públicas da Semas, Edna Silva; e Maria Regina Amaro, coordenadora do Centro de Proteção e Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente – CPAI.

Na ocasião foram exibidos vídeos tratando sobre a temática da violência contra o público infanto-juvenil. O evento contou sorteio e apresentações da Banda Fanfarra 13 de julho do Cras Bodocongó, e foi encerrado com um número de ballet, com Laissa Guerreira e o bailarino Marley, do Ballet Bolshoi.