Prefeitura lança campanha ‘Silêncio é Cumplicidade’ para atuar no combate a violência contra a Pessoa Idosa

Campanha foi lançada nesta quinta-feira (15), no Calçadão da Cardoso Vieira, no Centro da cidade; na data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.

Neste dia 15 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Campina Grande, por meio Gerência da Pessoa Idosa, da Secretaria de Assistência Social (Semas), lançou a Campanha “Silêncio é Cumplicidade”, voltada ao combate a este tipo de violação. A ação, realizada no “Arraiá da CDL” (com estrutura montada no calçadão da Cardoso Vieira, cedida para a realização do evento); reuniu dezenas de pessoas, incluindo idosos ligados a vários serviços da Semas, além do público presente, que parou para prestigiar o lançamento.

Na ocasião, foram apresentados números em relação à violência contra esse público no Brasil e no município. De acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o Brasil registrou aumento de 97% no número de violações contra pessoas idosas no primeiro trimestre de 2023. Ao todo, o país teve 202,3 mil casos de violência entre janeiro e março deste ano. O mesmo período do ano anterior somou 102,8 mil ocorrências. Em Campina Grande, durante o ano de 2022, considerando as subnotificações, foram registradas 323 denúncias deste tipo de violência, de acordo com dados da Vigilância Socioassistencial, da Semas.

Com isso, a ação reuniu autoridades do município e representantes de instituições ligadas à causa da Pessoa Idosa, a exemplo do Secretário Valker Neves (Semas); Rosemary Guimarães, Gerente da Pessoa Idosa; Gilma Souto Maior, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso (CMCI); Renato Silva, coordenador da Rede de Proteção da Pessoa Idosa; e Bianca Alves, preceptora do Programa Pet Saúde.

Profissionais da Secretaria de Saúde, que apoiaram a ação, realizaram entrega de Guia Informativo sobre a Rede de Atenção e Proteção à Pessoa Idosa, com orientações acerca dos espaços ligados à Rede de Proteção; com o reforço também de alunos ligados ao projeto de extensão Pet Saúde, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Maria Lucione, 67 anos, usuária do CMCI, foi uma participante do evento. “Acredito que quanto mais consciência as pessoas tenham desses crimes, os casos podem diminuir e mais pessoas idosas terão direito a viver com dignidade e paz. Por isso, esse trabalho da Prefeitura é importante e urgente”, disse a idosa.

“Nós ficamos muito satisfeitos com a resposta que foi dada para nossa programação, pelas pessoas idosas e representantes desse segmento. Importante lembrar que a Campanha não se esgota, mas segue durante todo o ano, especialmente neste mês de junho com a intensificação de atividades em todo o município”, disse Rosemary Guimarães, gerente da Pessoa Idosa.

Para o Secretário Valker Neves, foi um momento importante, levando em conta o aumento da violência contra esse público. “Um trabalho que reforça o compromisso que a Prefeitura de Campina Grande tem com esse público, tanto que eles estão presentes na maioria dos serviços da Semas, através do CMCI e dos 11 Centros de Referência em Assistência Social (Cras), espalhados na cidade. Essa é apenas uma amostra de um trabalho que é feito diariamente, em prol dos nossos idosos”, lembrou o secretário.

Apresentações Culturais

O evento contou com as apresentações culturais dos grupos Cantores da Colina e Xadado (CMCI), e ainda do grupo de dança “Sempre Vivas”, formado por idosas, da Secretaria de Cultura (Secult).