Prefeitura participa de Cerimônia de Lançamento virtual da Campanha “ABC para a Primeira Infância” e assina também Termo de Adesão

Evento do Ministério da Cidadania que acontece em agosto, inclue agenda nacional de atividades direcionada à Primeira Infância

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), que tem à frente o secretário Valker Neves Sales, participou nesta quinta-feira, 08, da Cerimônia de Lançamento da Campanha ABC para a Primeira Infância e Assinatura do Termo de Adesão ao Mês da Primeira Infância, numa iniciativa do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI).

De Acordo com a secretária nacional da Secretaria Nacional de Apoio à Primeira Infância, Luciana Siqueira Lira de Miranda, a proposta é chamar a atenção do Brasil inteiro, considerando que os três primeiros anos de uma criança são cruciais e passam rápido. O mês da primeira infância é uma inciativa com o objetivo de produzir uma agenda nacional de atividades e diálogos envolvendo governo e sociedade civil, já que no dia 24 de agosto, é comemorado o Dia da Infância, criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Além da secretária nacional da SNAPI Luciana Siqueira, participaram do evento, o secretário Valker Neves da Semas, além de secretários de várias municípios e estados brasileiros. No documento assinado, cada município e estado se compromete a promover a pauta da Primeira Infância em conjunto com municípios e parceiros locais, além da participação em ações e eventos promovidos pela Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância e a produção de materiais e conhecimentos para a difusão da pauta da Primeira Infância em âmbito nacional.

No que diz respeito ao trabalho já realizado pela Prefeitura de Campina Grande, através da Semas, no tocante à primeira infância, o município já foi destaque nacional por duas vezes, através do programa Criança Feliz, também ligado ao Ministério da Cidadania, voltado às gestantes e famílias com crianças de zero até 3 anos de idade para as de zero aos 6 anos de idade (para os casos de crianças com alguma deficiência). Ao todo são duas mil crianças na primeira infância e gestantes assistidos pelo programa no município atualmente.

Para o secretário Valker Neves, uma honra participar de um evento tão importante, já que quando essa Primeira Infância ocorre com os cuidados necessários, estímulo e interação adequada, o caminho se torna muito mais propício para que essa criança desenvolva todo o potencial, tornando-se mais tarde, um adulto saudável, equilibrado e que tem os direitos respeitados. E quem ganha com isso, claro, é toda a sociedade, pontuou.

Disse ainda que a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Semas, estará cumprindo a agenda no mês de agosto, e proporcionando também atividades para a rede de atendimento local, envolvendo toda a rede de acompanhamento à Primeira Infância, concluiu.

Com o tema “A Primeira Infância não pode esperar”, a metodologia escolhida para as atividades do mês serão aulas e apresentações ao vivo em plataformas da internet, com participação de moderadores, palestrantes e convidados, e a oferta online de conteúdos e materiais como vídeos, textos tarefas e questionários. Está sendo montada uma agenda nacional em que os estados são convidados a compor os painéis e ministrar palestras, workshops, relatos de boas práticas, além de minicursos, atividades culturais, oficinas, entrevistas, entre outros.

A abertura das atividades, segundo a Secretaria Nacional, está prevista para acontecer no próximo dia 02 de agosto do corrente ano, às 15h, no Palácio do Planalto em Brasília, seguindo todos os protocolos sanitários. A estimativa é de que mais de 10 mil pessoas participem dos eventos online durante todo o mês.