Prefeitura promove Capacitação Itinerante, no bairro da Catingueira, para inserção de adolescentes no mercado de trabalho

Evento, que ocorre por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), tem como tema: ‘Trabalhando a autonomia na adolescência e inserção no mercado de trabalho’.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Secretaria de Assistência Social (Semas), deu início a VII Capacitação Itinerante para adolescentes do município, dessa vez com o público do bairro Catingueira. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), no espaço Pró Adolescentes, Mulher, Espaço e Vida (Proamev), que funciona na rua João Vianna Guedes, nº130, do bairro, como forma de motivar esses adolescentes a conseguirem o primeiro emprego.

A ação, que está acontecendo pela segunda vez com adolescentes do bairro, em parceria com a Proamev, será realizada durante cinco semanas, sempre às sextas-feiras e tem como tema: “Trabalhando a autonomia na adolescência e inserção no mercado de trabalho”, visando a promoção da cidadania para os jovens. A ideia é de que eles acompanhem módulos de aprendizagem, como preparativo para tentarem uma vaga de emprego como Jovem Aprendiz, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) do município.

“A expectativa é de que aqui eu vou me desenvolver muito mais. Temos discutido, nesta aula inaugural, a respeito do nosso desenvolvimento pessoal, enquanto adolescentes atuando na comunidade, e na nossa família. Eu já pretendo tentar uma vaga em empresa de call center, inicialmente, porque adoro essa parte de comunicação e quem sabe futuramente avançar na área de tecnologia”, disse Gislayne Santos, de 19 anos de idade, uma das participantes desta edição da capacitação.

“Nós trabalhamos esse tema da Autonomia, para que eles se conheçam mais e trabalhem as habilidades que têm, ou que podem desenvolver, principalmente no que se refere à profissionalização, porque sabemos o quanto é importante para essa comunidade ter esse investimento. Eles precisam saber como confeccionar um currículo; como se comportar em uma entrevista; como trabalhar as relações nas empresas; para que no futuro eles tenham melhores oportunidades”, contou Dállia Ribeiro, diretora de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, da Semas.

Conforme Marcelo Silva, coordenador do Proamev, organização voltada principalmente à proteção de jovens e adolescentes, a parceria com a Prefeitura aconteceu pela necessidade de demandas na região. “Nós realizamos um levantamento nas escolas do município, para saber quais jovens tinham interesse em participar. Quando o curso aconteceu aqui pela primeira vez, uns anos atrás, nós vimos a comunidade mais motivada e com bons resultados, por isso, essa parceria é muito importante para a gente”, disse o coordenador.

Sobre a Capacitação

As ações da Capacitação Itinerante, realizada pela Prefeitura através do Peti/Semas, acompanham os jovens desde a atividade do curso até a entrega dos currículos confeccionados e atualizados aos órgãos responsáveis, tais como Sine Municipal, CIEE, Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), entre outros.