Prefeitura promove I Encontro Municipal das Organizações Sociais e Poder Público

Evento realizado no auditório da OAB reuniu mais de 30 instituições com objetivo de potencializar soluções e parcerias no Município

O I Encontro Municipal das Organizações Sociais e Poder Público, uma iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Gerência de Planejamento e Projetos da Secretaria de Assistência Social (Semas), foi realizado na manhã desta quarta-feira, 26, no auditório da OAB. “O Impacto das Organizações da Sociedade Civil e a formação de redes de cooperação para os desafios das comunidades” foi o tema do evento, que contou com a participação de 50 pessoas inscritas e mais de 30 representantes de Organizações não Governamentais (ONGs), que atuam em diferentes segmentos na cidade.

O evento teve como principais objetivos: dialogar com as organizações sociais sobre a vinculação dos seus campos de atuação com as demandas dos territórios e os desafios das ações socioassistenciais; favorecer a criação de ambiente e a cooperação entre o poder público, através de políticas públicas e as organizações sociais e, por último, potencializar a formação de redes locais de soluções e parcerias, tendo em vista os desafios locais dos territórios e comunidades.

Secretário Valker Neves (Semas)

Participaram do encontro o secretário municipal Valker Neves (Semas), equipes da Gerência de Planejamento e Projetos, formada por quatro integrantes e coordenada por Alexandro Felizardo, além de representantes de ONGs que atuam em Campina Grande.

Alexandro Felizardo, coordenador da Gerência de Planejamento e Projetos

Na abertura, o secretário Valker Neves falou sobre a importância do Encontro e do objetivo em manter essa relação com as instituições. “Nosso trabalho é fazer com que essa questão assistencialista diminua cada vez mais. A ideia é incentivar para que as ONGs se organizem e busquem os meios necessários, sendo capacitadas através da nossa equipe, que pode auxiliar em documentação, projetos, busca de recursos, orientações administrativas ou jurídicas. Nós vamos orientá-los neste sentido. Um passo histórico para o município”, enfatizou o secretário.

Para estreitar os laços entre os representantes das Organizações da Sociedade Civil e Poder Executivo, além de promover um ambiente de discussão dos desafios das políticas públicas, o coordenador da Gerência de Planejamento e Projetos, Alexandro Felizardo, falou sobre o trabalho que está sendo realizado pelo serviço.

“Nós estamos desenvolvendo um trabalho essencial, no que se refere à reversão de quadros de agravamento de crises no município e na captação de oportunidades e recursos que visam melhorar, principalmente, o trabalho das Organizações, para que consigam sucesso em suas demandas”, ressaltou Felizardo.

Na ocasião foram realizadas palestras, ministradas pelos assessores Flávio Santos, Vanessa Veras e Geraldo Miná, com os temas “Panorama das questões sociais na atualidade”; “A importância da Mídia para o Desenvolvimento Socioeconômico” e “Captação de Recursos: O papel e relevância das parcerias locais e dos setores produtivos na responsabilidade social”.

Para o poeta Aziel, presidente da Associação Raízes da Cultura (ASSORAC) e da Nordeste Diversos, o encontro foi um momento ímpar, pois a equipe trouxe informações importantes, especialmente sobre a filantropia e a captação de recursos. “Vimos que são pessoas preparadas, que nos deram uma injeção de ânimo em relação ao trabalho que realizamos. A Prefeitura, por meio da Semas, está de parabéns pela iniciativa”, ressaltou o poeta Aziel.

COMPARTILHAR