Prefeitura promove oficina de Graffiti para grupo de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Trabalho foi colocado em prática no início desta semana com grafitagem no muro do Centro de Zoonoses

No início desta semana, 12 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, e que são acompanhados pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS I, II e III, da Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizaram trabalhos de grafitagem no muro do Centro de Zoonoses no bairro Bodocongó.

A atividade é resultado de oficinas realizadas durante quatro encontros no Creas I, situado no bairro do Catolé, em agosto último, com aulas teóricas sobre noções de desenho, criação de layout e elementos do graffiti (que se refere à frases ou desenhos feitos em muros ou paredes de locais públicos) e, mostrando a técnica como uma arte. Os adolescentes são acompanhados em meio aberto, no período de 6 meses a 1 ano pelos Creas, onde realizam diversas atividades, entre elas, o graffiti.

O projeto é fruto de um trabalho intersetorial, envolvendo as Secretarias de Assistência Social (Semas), de Educação (Seduc). As aulas foram ministradas pelo professor Tiago Vinicius, da Secretaria de Educação, que conduziu e aperfeiçoou a ideia repassada pelas coordenações dos CREAS.

Segundo o professor, a experiência artística permite ao adolescente, enquanto indivíduo, controlar sua possível revolta e converte suas experiências em obras. A arte é antes de tudo, um instrumento que colabora com o processo de humanização, seja desenvolvido durante, ou após a medida socioeducativa ser cumprida.

“Ensinar para esses adolescentes, é mostrar que existe uma outra realidade de mundo, e dessa forma, mostrar que eles podem enxergar o grafitti como caminho para novas possibilidades e oportunidades de recomeçar a vida, e isso é o mais importante, em todo esse trabalho de grafitagem”, reforçou o professor.

O adolescente M. J. S. de 16 anos, que é acompanhado pelo Creas ll, expressou sua felicidade de estar aprendendo algo novo, para ajudá-lo a mudar de vida. Ele falou sobre o diferencial que as oficinas tem trazido para sua vida: “Essas atividades me faz esquecer de coisas que fiz no passado, me traz alegria e vontade de aprender cada vez mais e deixar a vida errada pra trás”, afirmou o adolescente.

Segundo Andreza Ciliata, coordenadora do Creas I, a preocupação da Prefeitura, por meio dos CREAS, é oferecer um novo projeto de vida para esses adolescentes. “A ideia é possibilitar mais ferramentas para que esses adolescentes possam viver livres da marginalização, passando a serem aceitos e reinseridos no meio social, familiar e comunitário, e esse tem sido o nosso maior objetivo, ver todos eles inseridos no convívio social e em atividades que o ajudem a serem pessoas melhores”, concluiu a coordenadora.

Outros equipamentos

A pintura iniciada no muro do Centro de Zoonoses, será concluída na próxima semana e deve contemplar em breve, outros equipamentos da Prefeitura de Campina Grande.