Prefeitura realiza 1.350 atendimentos, durante 2ª Edição do projeto Semas na Rua

Realizado no bairro do Jeremias, o evento foi considerado positivo pela Comissão Organizadora, graças ao maior número de serviços oferecidos.

Como já era esperado, a 2ª Edição do “Semas na Rua”, realizado no bairro do Jeremias, na manhã desta terça-feira, 28, foi um grande sucesso, com um total de 1.350 atendimentos e um público (circulante), em torno de 1.300 pessoas, que tiveram acesso aos mais variados serviços. A ação realizada pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através da Coordenação de Projetos e Planejamento, ocorreu das 8h às 12h, na rua Samuel Simões, 481 (Ferinha do Jeremias).

Antes da abertura, várias pessoas já estavam no local aguardando a distribuição das fichas. Dos mais de vinte serviços oferecidos, (pela Semas e de forma intersetorial), alguns tiveram uma maior procura, como o CadÚnico, (atualização cadastral e orientações), com 100 atendimentos; e o Serviço de Convivência e Fortalecimentos (SCFV) – Bodocongó, que com o apoio da Barbearia Original Delivery, ofereceu cortes de cabelo e design de sobrancelhas, no total de 145 atendimentos. Claudia Martins, levou os filhos Luis Miguel, 1 ano, e Pedro Lucas, 4 anos, para a ação e aproveitou para cortar o cabelo do mais velho.

“Quando vi que tinha esse serviço, fiquei feliz, pois estava sem cortar o cabelo do meu filho há um bom tempo, estou satisfeita”, disse a dona de casa. O programa Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde, aplicou 350 doses de vacinas (covid-19, DT, Hepatites), além de testes rápidos, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, e Cadastro no Programa “Saúde de Verdade”, no total, de quase 580 atendimentos em saúde. A distribuição de mudas (frutíferas e arbóreas), pela Secretaria de Obras e Meio Ambiente (Sesuma), também superou as expectativas, nesta ação, já que por volta das 9h30, todas as 200 mudas já haviam sido distribuídas.

“Ficamos muito contentes com a procura, o que mostra que o programa “Minha Árvore”, realizado pela Prefeitura, através da Sesuma, vem cumprindo o papel de conscientizar a população, sobre a importância em cuidar e valorizar o nosso meio ambiente, com o plantio de árvores, as mais diversas”, disse Denise Sena, coordenadora do programa.

Ruanda

A Unidade Educativa Móvel do Programa de Abordagem Social Municipal de Crianças e Adolescentes (Ruanda), ofertou várias atividades para o público infantil, como pintura facial, tabuleiro vivo, bambolê e jogos de xadrez. Houve ainda a distribuição de 190 kits, compostos por revistas infantis, com temas sobre família, heróis e jogos, do Núcleo Paulus – Programa Direito e Cidadania.

Novidade nesta edição, o Serviço de Atendimento ao Migrante, que realiza um trabalho com um grupo Warao (etnia indígena originária da Venezuela), no Jeremias, repassou informações e orientações sobre o direito de migrantes Venezuelanos, especialmente, no que diz respeito à emissão de documentos. Equipes de programas como Familias Fortes, Criança Feliz , Coordenação da Pessoa com Deficiência e Coordenação LGBT, orientaram as pessoas sobre o funcionamento dos serviços. Teve ainda a Secretaria de Planejamento (Seplan), com serviços de Regularização Fundiária e o Castramóvel, com cadastros de cães e gatos.
Várias atrações se apresentaram no palco instalado no local, como a banda de pífanos, do Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), grupo de capoeira “Cordão de Ouro”, da comunidade local, além dos cantores Thayanne Santos e Leonardo Vanderley, que apresentaram um vasto repertório. O palhaço Patatá também esteve presente, animando as crianças.

“Um trabalho muito positivo, já que estamos levando para perto da comunidade uma variedade de serviços, que são disponibilizados pela Prefeitura, através da Semas. Já estamos trabalhando para a próxima ação, que em mais uma oportunidade, vai beneficiar uma outra grande parcela da nossa população”, concluiu o supervisor da Semas, Manoel Abumussa.