Prefeitura realiza 1ª Edição do Encontro Intergeracional no CMCI, com a visita de crianças e adolescentes atendidos pelo SCFV, do Cras Malvinas

O encontro entre gerações foi regado a uma boa conversa, risadas, e valores, como respeito, empatia e solidariedade.

Na manhã desta sexta-feira, 01, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou a 1ª Edição do “Encontro Intergeracional”, no Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI). Na ocasião, um grupo com quatorze crianças e adolescentes, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – CRAS Malvinas, interagiu com os idosos atendidos pelo Centro diariamente, que, além de visitarem o local pela primeira vez, partilharam risadas e momentos especiais, em uma conversa sobre a importância de valores como respeito, empatia, alegria e solidariedade.

A ação começou com a exibição de um vídeo tratando sobre a importância da amizade, seguida por uma aula de alongamento e dança, além de dinâmicas sobre responsabilidade e formação de vínculos. Dona Maria Elvídia, 92 anos, é umas das mais de 300 pessoas idosas atendidas pelo CMCI, e comentou sobre o encontro. “Estamos cheios de anjos aqui hoje, é muito importante esse dia. Isso é uma alegria pra gente, é um momento lindo e muito especial, que Deus nos proporciona e nos abençoa”, disse a idosa.

Miguel Eduardo, 08 anos, afirmou ter se divertido nos momentos de brincadeiras com os colegas do serviço de convivência e os novos amigos, idosos. “Eu adorei todas as brincadeiras. Me diverti muito aqui, gostei de conhecer o lugar, que é espaçoso e bonito. Achei muito legal vir passar a manhã aqui com eles”, disse o garoto.

“A manhã de hoje é mais um dos nossos encontros, que sempre acontecem aqui. Essas ocasiões abrem espaço para um momento de integração, envolvimento e respeito, entre a criança e a pessoa idosa. É necessário haver mais momentos como esse, para a promoção de uma relação saudável e respeitosa entre os mais jovens com as pessoas idosas, um aprendizado que eles vão levar para a vida”, disse Gilma Souto Maior, coordenadora do serviço.

Para Hakyanna Karla, coordenadora do Cras Malvinas, um momento singular. “Esse grupo não conhecia o CMCI, e ficou encantado com tudo o que viu no local, mas além disso, os ensinamentos que tiveram com a alegria e descontração dos nossos idosos, eles vão guardar para sempre na memória. Esse é o verdadeiro sentido desse encontro”, disse a coordenadora.

Sobre o CMCI

As ações do Centro de Convivência do Idoso foram retomadas na segunda quinzena de fevereiro, e acontecem todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, das 09h às 11h, no bairro dos Cuités. As atividades promovem e estimulam a autonomia, locomoção, comunicação e inteligência emocional da pessoa Idosa, e fazem parte das ações da Semas, contribuindo para o fortalecimento da convivência, respeito, e vínculos familiares e afetivos.