Prefeitura realiza 4ª edição do evento “Cuidando de quem Cuida” em uma das unidades de acolhimento da Semas

Iniciativa tem como objetivo cuidar do físico e do psicológico dos funcionários tornando o dia a dia de trabalho bem mais leve

Um dia inteiro dedicado às brincadeiras, música, entretenimento e, sobretudo, ao autocuidado. Foi assim a 4ª Edição do evento “Cuidando de quem Cuida”, promovido nesta quarta-feira, 29, pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), para mais de cem funcionários que trabalham nas Casas da Esperança 1, 2 e 3 e na Casa da Passagem, que em breve será transformada em Casa da Esperança 4.

A primeira edição do evento foi realizada no início de 2020, no Parque da Criança, antes de surgirem os primeiros casos de covid-19 em Campina Grande. Já a segunda e terceira edição foram realizadas no Centro Dia e no Centro de Convivência do Idoso, unidades ligadas a Semas que atendem mães de crianças com microcefalia e idosos, de forma hibrida e seguindo todos os protocolos sanitários.

O secretário Valker Neves (Semas), falou sobre a eficácia de momentos como esse. “É importante estar bem, para cuidar bem. Sabemos que estamos vivendo dias difíceis também com essa pandemia, estamos lidando com muitas questões complexas, que requerem muito do nosso psicológico e do nosso físico e, inevitavelmente, acabam resvalando no nosso trabalho ou em algo que estamos produzindo”, pontuou.

Ele citou, inclusive, a possibilidade de os funcionários serem acompanhados por profissionais de várias áreas, seja em parceria com outras secretarias, a exemplo da Saúde, ou mesmo com instituições público-privadas, no sentido de cuidar melhor dos colaboradores.

Para a assistente social Valéria Batista, idealizadora dos encontros e que atua em uma das unidades, o ambiente de trabalho está mais leve, já que a maioria dos colaboradores consegue falar de forma mais aberta sobre os mais diversos assuntos. “Eles sentem confiança em compartilhar os problemas mais complicados”, disse.

Estiveram presentes ao evento, a gerente da Criança e do Adolescente (Magliana Leite); Rouseane Souza, Vanessa Ferreira e José Ferreira Neto, coordenadores das Casas da Esperança; Samia Duarte e Wagner Paulo da Silva, coordenadores da Casa de Passagem.