Prefeitura realiza abertura da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, em Campina

Cerimônia contou com centenas de pessoas ligadas a diversos órgãos e instituições voltados à esta política pública no município. Evento segue durante esta quarta-feira, 12.

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, foi aberta na noite dessa terça-feira (11), junto à diversas autoridades do município. O evento aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral, por meio da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), e do Conselho Municipal de Assistência Social.

Na ocasião, autoridades do município acompanharam a cerimônia de abertura, pontuaram discussões e ouviram uma palestra com Aguinaldo Jeremias, professor universitário e mestre em educação, que tratou sobre o lema da conferência deste ano: “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Na oportunidade, ele também abordou sobre um breve histórico desta política pública no Brasil, além de questões legislativas e reflexivas sobre esse atual cenário no país.

“Busquei trazer na minha fala sobre o que devemos pensar quanto ao entendimento do porquê estamos aqui, pois a Conferência deve acontecer permanentemente e não no que é apenas discutido nesse momento. As coisas precisam mudar para atingir cada vez mais as pessoas que fazem uso da assistência no nosso país, e quem precisa dessa política é quem mais sabe que do precisa. É isso que estamos discutindo aqui”, destacou o professor.

Conforme Socorro Carvalho, presidente (em exercício), do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Campina Grande, a Conferência tem um papel fundamental e contínuo para o meio socio assistencial. “Esse foi um momento único e muito especial, nesta quarta ainda vamos denifir propostas para o município, dentro das prioridades, pelo menos por dois anos, e em seguida acompanharemos essas propostas na perspectiva do avanço da política na nossa região”, disse a presidente.

O secretário da Semas, Valker Neves, apontou, em geral, a importância desse evento para o município. “Enquanto Prefeitura nós queremos, sonhamos, em ser instrumentos na vida das pessoas e por mais que não saibamos quantas pessoas serão atingidas com esses futuros trabalhos, o importante é que cada uma das pessoas alcançadas, poderão usufruir de serviços mais dignos dentro da política pública da assistência”, disse o secretário.

Sobre a Conferência

A Conferência Municipal de Assistência Social ocorre para discutir propostas de melhorias para a assistência social, em âmbitos municipal, estadual e federal. Discussões, em eixos temáticos específicos, serão dialogadas junto às várias autoridades de serviços voltados às politicas públicas do SUAS, ainda nesta quarta-feira (12), no Palácio das Nações, no bairro das Nações, durante todo o dia.

Durante a abertura da 13ª edição da Conferência, estiveram presentes representantes da Câmara Municipal de Campina Grande, como as vereadoras Eva Gouveia, Jô Oliveira, Dona Fátima, além de Alberto Nascimento, analista do programa Inova SUAS e representante de usuários, Odacir José da Silva.