Prefeitura realiza cerca de 500 atendimentos durante manhã de atividades através do Cras Mutirão, em Bodocongó

A oferta de diversos serviços, entre eles estéticos, de saúde e de educação, ocorreu no CRAS Mutirão, que agora funciona no bairro de Bodocongó. Essa é a primeira de várias outras ações que serão realizadas pela unidade, ao longo do ano.

Na manhã desta quarta-feira, 01, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou mais uma importante ação com a oferta de vários serviços para a comunidade, dessa vez, através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) – Mutirão, (que agora está funcionando no bairro de Bodocongó), e realizou a oferta de diversos serviços na unidade, na parte estética, saúde e educação, com um total de 500 pessoas alcançadas.

A ação que durou toda a manhã, das 8h às 12h, contou com a oferta de serviços por parte de outras unidades da Semas, à exemplo do Programa de Abordagem Social Municipal de Crianças e Adolescentes (Ruanda), que ofereceu oficinas de pintura e desenho para as crianças; o Cadastro Único, com cadastros e atualização cadastral; e a equipe do Criança Feliz, que abordou crianças e pais presentes na ação. Também foram ofertados serviços de corte de cabelo e sobrancelhas, por meio da própria equipe do Cras Mutirão.

O evento contou também com o apoio de outras secretarias municipais, à exemplo da Secretaria de Saúde, que ofertou vacinação e cadastro no Programa Saúde de Verdade, e a Secretaria de Educação (Seduc), que atuou com equipes da Brinquedoteca Municipal, com atividade e recreação.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) também esteve apoiando a ação, com a realização de cadastro de crianças que são atendidas pelo Programa Famílias Fortes, (também realizado na Universidade, com o apoio da Semas); bem como a realização de exame parasitológico (EPF), para investigar se há parasitas no intestino de cada uma delas, como forma de prevenção à saúde.

Conforme a autônoma Roseane Delfino, de 40 anos, que já é acompanhada pelo Cras Mutirão desde o antigo endereço, a realização desses eventos facilita o acesso aos atendimentos. “Eu acho melhor quando o Cras promove essas ações, beneficia muito o pessoal da comunidade, porque às vezes, em outros locais que tenham esses atendimentos, é muito cheio e aqui a gente chega e é muito bem atendido, então para mim esse atendimento é excelente e todo nós somos bem recepcionados”, disse a mulher.

Segundo Valdjane Galdino, coordenadora do Cras Mutirão, esse evento vem para somar e é o primeiro de outros que serão programados ao longo do ano. “Enquanto equipe, nós promovemos essas ações porque vemos as necessidades dos usuários em ter acesso a alguns serviços, há diagnósticos apontando para isso. Então trazemos esses serviços para perto da comunidade, nos unimos com outras equipes e organizamos esses eventos, pois todos eles são fundamentais”, concluiu a coordenadora.