Prefeitura realiza diversas ações durante a Semana Santa, que antecede a Páscoa em Campina Grande

Atividades realizadas em vários serviços, remetem ao verdadeiro significado da Páscoa, com atividades simbólicas, reflexões, cânticos, além da distribuição de brindes e chocolates.

A Prefeitura de Campina Grande realizou várias ações durante esta semana, que antecede a Páscoa, e que será celebrada no próximo domingo, 09 de abril. Os eventos realizados pela Secretaria de Assistência Social (Semas), com atividades simbólicas sobre a data comemorativa e suas reflexões, ocorreram no Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), no bairro dos Cuités, Centros de Referência em Assistência Social (Cras) das Malvinas e distrito de São José da Mata e em uma das Casas da Esperança.

A primeira atividade ocorreu nesta terça-feira, 04, no Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), onde os idosos tiveram uma manhã intensa de atividades, com orações e um desfile lembrando os símbolos pascais e suas representações. Houve também a apresentação especial do Coral “Cantos da Colina”, formado por funcionários do Centro.

“Importante para nós, que fazemos o CMCI, mantermos essa tradição de comemorar a chegada da Páscoa, além de proporcionar para nossos usuários esse momento de comunhão e de reflexão sobre o período pascal, através dos vários símbolos, como o Cordeiro, Sino, Ramos, além do Peixe, o Pão e Vinho. Estes últimos, inclusive, representam o corpo e o sangue de Cristo”, disse a coordenadora do CMCI, Gilma Souto Maior.

Já nesta quarta-feira, 05, as atividades foram realizadas no período manhã e tarde, nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), no bairro das Malvinas e no distrito de São José da Mata. A ação dos Cras também é voltada a apresentação do significado da Páscoa e seus simbolismos, desta vez com crianças acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com momentos de brincadeiras, distribuição de lanches e lembrancinhas.

Uma das dezenas de crianças que participaram das ações, foi Amanda da Silva Gomes, 7 anos. Logo cedo, a menina demonstra o real entendimento do significado da Páscoa. “A Páscoa significa para mim Jesus, felicidade, amor, alegria e muito carinho. Estou muito feliz em poder participar desse momento”, disse.

“A nossa ação ocorreu em dois dias da semana, 03 e 05, onde foi trabalhado a temática da semana da Páscoa, com rodas de conversa, explicando o verdadeiro sentido da Páscoa e seus símbolos. A culminância se deu nessa quarta-feira (santa), com todas as crianças reunidas e a distribuição de mini ovos de chocolate. Mas o objetivo principal foi trabalhar o significado do amor e do perdão”, disse a coordenadora do Cras – São José da Mata, Raquel Virgínio.

Também na tarde desta quarta-feira, 05, a Casa da Esperança 1, que acolhe jovens adolescentes, dos 7 aos 18 anos (incompletos), também realizou várias atividades, sobre a temática da Páscoa, com uma palavra proferida por um Pastor evangélico, que levou uma mensagem especial para os acolhidos. No final foi servido um lanche especial.