Prefeitura realiza escutas para ampliar atendimentos à população idosa de Campina Grande

Ações acontecem nos Cras e envolvem idosos atendidos pelo serviço, com temas como moradia, respeito, inclusão social, saúde e cuidado, entre outros.

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), está realizando escutas com a população idosa do Município, a fim de levantar as principais demandas desse público e adaptar melhorias no atual cenário sócio-assistencial. Os eventos estão acontecendo nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), a fim de abranger todos os territórios da região. Nesta segunda-feira, 24, a ação aconteceu durante a tarde, no Cras Malvinas, com 33 participantes.

Nos eventos estão participando idosos acompanhados pelos Cras e representantes de organizações voltadas às pessoas idosas, assim como toda a rede de proteção dessa população. Na oportunidade, oito temáticas estão sendo abordadas, a fim de ouvir ideias para melhoria das seguintes áreas: ‘ambiente físico’, ‘transporte e mobilidade urbana’, ‘moradia’, ‘participação’, ‘respeito e inclusão social’, ‘comunicação e informação’, ‘oportunidades de aprendizagem’ e ‘apoio, saúde e cuidado’.

Conforme Rosemary Torres, gerente da Pessoa Idosa (Semas), esse evento surge pela necessidade de saber o que a população mais precisa. “É sempre importante escutar a pessoa idosa, porque a partir daí podemos entender o que ela necessita e se o Município não consegue ainda oferecer para ela algum serviço, então pode passar a desenvolver um sistema de garantia de direitos para que os atendimentos funcionem mais ainda”, disse a gerente.

Joana Silva, de 76 anos, foi uma das participantes do evento desta segunda, no Cras Malvinas. “Se a gente não trabalhar em prol de melhorias, então nada irá para frente, porque muitas coisas estão no Estatuto do Idoso, mas nós sentimos que continuamos esquecidos, então aqui já estamos atuando para termos um futuro melhor, pois mesmo que a gente não alcance as mudanças, nossos netos e bisnetos podem alcançar”, contou a idosa.

Sobre a ação

O evento faz parte da adesão de Campina Grande à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI) do Governo Federal, que busca incentivar as cidades a promoverem ações para a efetivação da Política Nacional da Pessoa Idosa. De forma específica, essa ação se divide em três etapas, sendo a primeira realizar um diagnóstico sócio demográfico, a segunda um diagnóstico de gestão e a terceira à escuta da população.

As primeiras escutas em Campina Grande aconteceram no final de maio, no Cras Borborema, e no Cras Malvinas, nesta segunda, 24. A próxima está agendada para esta quarta-feira, 26, no Cras Galante. A ideia é repassar os levantamentos de todas as reuniões em um evento macro, que será agendado ao final das escutas, onde autoridades do Município irão dialogar sobre essas propostas, a fim de incrementá-las em um plano municipal.