Prefeitura realiza primeira edição do projeto Diversão e Inclusão Social em José Pinheiro

Ação é voltada para famílias em situação de vulnerabilidade social no município

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 25, a primeira etapa da ação itinerante “Diversão e Inclusão Social”, promovida pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através da Assessoria de Planejamento e Projetos, que tem como objetivo, oferecer atividades voltadas para famílias em vulnerabilidade social ou mesmo em situação de trabalho infantil.

O evento realizado de 8h às 12h, no Ginásio de Esportes Plínio Lemos, em José Pinheiro, contou com a participação de cerca de vinte famílias, incluindo crianças e adultos, que foram atendidos pelos serviços da Semas, com o apoio das Secretaria de Esportes (Sejel), Cultura (Secult) e Coordenadoria da Mulher.

Durante a ação foram oferecidos vários serviços, como encaminhamentos para o mercado de trabalho, cadastro e orientação curricular, além de encaminhamentos para vagas de emprego, através do Sine Municipal. Também foram realizadas inscrições para o treinamento de jovem aprendiz, já que o Sine estará formando uma turma especial, a partir dessa primeira ação.

Desempregada há um ano e sem experiência em carteira, Ticiane Faustino, 25 anos, conseguiu realizar o cadastro. Segundo ela, as oportunidades de emprego têm sido difíceis, justamente pela falta de experiência. “Depois de realizar o cadastro no Sine, agora fiquei com mais esperança de conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, contou Ticiane.

Também estiveram presentes as equipes técnicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que orientaram as famílias sobre os prejuízos do trabalho infantil, bem como do Ruanda, que realizaram oficinas pedagógicas e atividades lúdicas, utilizando a unidade educativa móvel do programa. Na ocasião também foram distribuídos 40 livros infantis do programa “Direito e Cidadania”, da editora PAULUS.

As mulheres também receberam absorventes, que foram entregues pelas equipes da Coordenadoria da Mulher. Já a Secretaria de Cultura promoveu uma oficina de mosaico, realizada pela oficineira Janaína Oliveira, que trabalha com artes plásticas e artesanato há 14 anos.

De acordo com o gerente de Planejamento e Projetos, Alexandro Felizardo, essa é apenas a primeira de muitas outras ações que serão realizadas, sempre na última sexta-feira do mês, com o objetivo de acompanhar o dia a dia da nossa comunidade, especialmente as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e necessita do apoio da nossa secretaria.

“A ideia é entender as reais necessidades dessas famílias e buscar meios de atender a cada uma delas, por meio dos serviços oferecidos pela Prefeitura através da Semas e várias outras secretarias. Uma forma de fazer valer o direito dessas pessoas às políticas públicas disponíveis no município”, concluiu Alexandro.