Prefeitura realiza vasta programação de lazer e diversão para crianças e adolescentes atendidos pela Semas

Neste mês de janeiro, a Semas está promovendo diversas atividades para as crianças e adolescentes atendidos pelos serviços. Na programação estão inclusos desde visitas à parques, bem como visitas a instituições militares na cidade.

Durante este mês de janeiro, serviços da Prefeitura de Campina Grande, ligados à Secretaria de Assistência Social (Semas), que atuam com o público infanto-juvenil, estão promovendo uma série de programações diferenciadas para a criançada, por meio das Colônias de Férias.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Galante, por exemplo, iniciou a programação no último dia 16 de janeiro, com o objetivo de proporcionar atividades para que crianças e adolescentes possam interagir entre si com estímulos à socialização, liberdade de expressão, além de ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico e intelectual.

Algumas atividades realizadas pela unidade foram programadas a partir do resgate de brincadeiras infantis, lúdicas e atividades físicas, à exemplo de uma manhã recreativa no Parque da Criança, realizada nesta terça-feira, 24. “Durante o mês de janeiro, as crianças não têm nenhuma atividade escolar, esportiva ou de recreação, principalmente as que moram na zona rural. Essas atividades são necessárias para trazer entretenimento e alegria para todos”, ressaltou Cione Nóbrega, coordenadora do CRAS.

SCFV – Bodocongó

Outras atividades promovidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV (Polo Bodocongó) tiveram início na última segunda-feira 23, e seguem até 03 de fevereiro. A programação elaborada para cerca de 120 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos da Unidade e das três Casas de Acolhimento da Prefeitura, incluem ações culturais como ida ao cinema e visitas ao SESI Museu Digital.

Além disso, também foram programadas atividades esportivas, como um torneio no Parque da Liberdade e gincanas. “Esta é uma oportunidade de proporcionar momentos de diversão, lazer e alegria neste tempo de férias escolares, fortalecendo os vínculos de amizade, cidadania, convivência familiar e comunitária”, contou Márcio Daniel, coordenador do SCFV.
Outro fator levado em consideração pela unidade, é a sociabilidade, que consiste em uma visita ao 31° Batalhão de Infantaria Motorizado (31º BIMTz), que acontece nesta quinta-feira, 26.

As crianças ainda terão a oportunidade de conhecer o 2° Batalhão de Bombeiro Militar (2º BBM), nos próximos dias 31.01 e 01.02, e ainda banhos de piscina em uma das Casas de Acolhimento da Prefeitura.

CRAS – São José da Mata

O CRAS São José da Mata, que está realizando Colônia de Férias no período de 16 a 26 deste mês, programou as atividades para uma média de 60 crianças que são atendidas pela Unidade, que incluem balão de água, caça ao tesouro e campeonato de dominó.

A programação conta ainda com cinema com direito a pipoca, banho de sabão na lona, piquenique no Parque da Criança e gincanas e são sempre iniciadas com café da manhã e no final, é servido almoço para as crianças e adolescentes.

“A importância do ‘brincar’ está ligada diretamente ao desenvolvimento infantil, o que torna esse estímulo fundamental para o pleno desenvolvimento das crianças, um direito inclusive previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que recomenda que essas condições sejam executadas plenamente. A Colônia de Férias, por exemplo, executa muito bem esse papel”, concluiu Raquel Virgínia, coordenadora da Unidade.