Prefeitura ultima preparativos para eleições de Conselho Tutelar que ocorrem em primeiro de outubro próximo

Ao todo, 49 candidatos disputam cinco cargos pelas Regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. Eleitores podem votar em até cinco candidatos por zona de moradia.

Faltando dez dias para as eleições do Conselho Tutelar no município, a Prefeitura de Campina Grande, junto ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDDCA), e Ministério Público da Paraíba (MPPB), segue com os preparativos para as Eleições 2023, que acontecerá em 01 de outubro. A votação ocorrerá seis escolas municipais e estaduais, de acordo com a região de abrangência, sendo elas: Norte, Sul, Leste e Oeste.

Nesta quarta-feira, 20, as urnas, que neste ano serão de lona, já estão sendo entregues ao município. Campina Grande estará recebendo 96 delas, que serão colocadas nas seis escolas de cada zona eleitoral. Entre esses locais de votação estão a Escola Municipal Lúcia de Fátima Gaioso Meira, no bairro do Alto Branco (Região Norte), Escola Municipal Anis Timani, no Acácio Figueiredo, (Região Sul) e nas (Regiões Leste e Oeste), respectivamente, as Escolas Municipais Monsenhor Sales, no Distrito de Galante, e Paulo Freire, no Mutirão.

Conforme o Secretário Executivo do CMDDCA, Paulineto Sarmento, pessoas acima dos 16 anos, com título de eleitor, podem exercer o direito de votar. Além disso, cada um deles poderá votar em até cinco candidatos na sua região de abrangência, conforme se aplica à Lei 7.171/2019 do município. Por este motivo as urnas serão de lona e não eletrônicas, estas últimas serão distribuídas para municípios nos quais será possível votar em apenas um candidato, seguindo diretrizes do Tribunal Regional Eleitoral.

“Isso não significa que as eleições não serão seguras, será totalmente auditável. As urnas são lacradas e o primeiro votante é quem irá rompê-las. Elas têm uma chave específica para a abertura, por isso, são totalmente auditáveis e a Prefeitura está dando todo suporte técnico para que as eleições ocorram com maior tranquilidade. Além disso, a apuração será transmitida ao vivo, o que é importante para a transparência do pleito”, concluiu o secretário.

Bairros de abrangência

Fazem parte da Região Norte os bairros Monte Santo, Jeremias, Palmeira, Conceição, Prata, São José, Bela Vista, Centro, Alto Branco, Jardim Tavares, Lauritzen, Louzeiro, Jardim Continental, Cuités e Nações. A Região Sul integra os bairros Acácio Figueiredo, Cruzeiro, Presidente Médici, Velame, Cidades, Três Irmãs, Liberdade, Jardim Paulistano, Tambor, Distrito Industrial e Estação Velha.

Na Região Leste estão os bairros Catolé, Itararé, Sandra Cavalcante, Vila Cabral, Mirante, Santa Terezinha, José Pinheiro, Santo Antônio, Monte Castelo, Castelo Branco e Nova Brasília. Já na Região Oeste fazem parte, Malvinas, Dinamérica, Santa Cruz, Santa Rosa, Quarenta, Centenário, Serrotão, Ramadinha, Bodocongó, Pedregal, Universitário, Novo Bodocongó e Araxá.