PRÊMIO STAR PARALÍMPICO: Prefeito e Primeira-dama participam de noite de homenagens e inclusão no Garden Hotel

Evento contou com a entrega de troféus para paratletas, técnicos e incentivadores do Paradesporto na cidade.

O prefeito Bruno Cunha Lima e a primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, prestigiaram a entrega do Prêmio Star Paralímpico, que reuniu autoridades e celebridades do Paradesporto no Município. Idealizado pela Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCD), da Prefeitura de Campina Grande, ligada à Secretaria de Assistência Social (Semas); o evento prestou homenagens para 12 paratletas, 08 técnicos e 03 incentivadores, fomentadores do paradesporto em nossa cidade, além de grandes parceiros, na noite desta quinta-feira, 31, no Garden Hotel.

Um a um, os homenageados foram chamados à frente para receber os troféus, enquanto o público ouvia um pouco das suas trajetórias no esporte. Nomes como Carlos Henrique Marreiro, deficiente visual, integrante da seleção de base de futebol de 5, que recebeu o troféu das mãos de Mateus Coelho da Costa Bumussa, goleiro titular da seleção brasileira de futebol de 5, incentivador que prestou homenagens e também foi homenageado. Nomes também conhecidos como Laissa Guerreira, na categoria internacional, atleta da Seleção Brasileira de Bocha, que recebeu troféu das mãos do prefeito Bruno, e Ryan Pablo Santos que atua na base de futebol de 5, e foi convocado para as paralimpíadas escolares de futebol de cegos este ano, além de treinadores e preparadores físicos.

“Motivo de muita honra e orgulho poder homenagear futuros grandes atletas, todos que estão nessa trajetória no paradesporto. Saber que está sendo plantada uma semente e que no futuro eles serão grandes atletas da seleção brasileira de futebol de cegos e de outros esportes”, disse Mateus Coelho da Costa, goleiro titular da seleção brasileira de futebol de 5.

O prefeito Bruno Cunha Lima, destacou a inclusão, como uma das principais bandeiras de sua gestão. “Eu quero dizer do meu orgulho de todo esse time, de todos que fazem parte dessa gestão. Uma cidade para todos, e temos buscado alcançar isso todos os dias com dedicação e entusiasmo. Posso citar coisas simples como a realização da edição dos 40 anos do Maior São João do Mundo, a maior das edições e cem por cento inclusiva, em todos os arredores do Parque do Povo”, continuou.

“Quando chegamos à Prefeitura tínhamos 580 alunos com autismo matriculados na rede municipal. Em apenas dois anos, saímos de 580 para 1.620 alunos matriculados, triplicamos esse número. E mais conquistas como o Centro de Paradesporto, Festival de Artes Inclusivas, abertura da Primeira Clinica Escola do Norte e Nordeste do Brasil de Autismo, e várias outras conquistas inclusivas”, destacou o prefeito.

A secretária da Semas, Pâmela Vital, falou na importância da premiação. “Eu fico extremamente honrada em vivenciar um momento como esse e o nosso reconhecimento aos treinadores e incentivadores, de todos os paratletas, porque sem eles, talvez não existissem também tantos bons paratletas. Vocês têm uma pequena largada, mas sem o suporte, ficaria muito difícil. Estaremos sempre à disposição de todos vocês”, ressaltou.

“A coordenação PCD tem desenvolvido grandes políticas de inclusão e essa é mais uma. Em breve faremos o 3º Festival de Artes Inclusivas que esse ano será como tema o ‘Rei Leão’. Quero destacar a importância dos nossos técnicos aqui presentes, que tanto lutam para manter vivo o nosso paradesporto. Uma honra termos todos reunidos nessa noite de festa, disse Edna Silva, coordenadora PCD no Município”.

“Estão todos de parabéns, e quero falar na importância da visão de trabalho da nossa gestão, em colocar à disposição de todos o Centro de Paradesporto, no Parque da Liberdade, com profissionais qualificados e que tem dado o melhor de si, para melhorar a performance dos nossos paratletas. Vamos avançar ainda mais”, disse o secretário de Esportes, de Juventude e Lazer, Vanildo Leite.

Homenagens e Presenças

Ao final, o prefeito Bruno Cunha Lima também recebeu troféu, como gestor apoiador das políticas inclusivas de promoção dos direitos das pessoas com deficiência, assim como a coordenadora PCD, Edna Silva, pelo trabalho desenvolvido à frente da unidade.

Também prestigiaram o evento, a secretária de Cultura, Giseli Sampaio, o secretário de Agricultura Renato Gadelha, e Adenise Duarte, representando a Superintendência de Trânsito e Transporte Público – STTP.