PRÊMIO STAR PARALÍMPICO: Prefeitura ultima preparativos para festa de premiação que vai homenagear paratletas de Campina Grande

Evento acontece nesta quinta-feira, às 19h, no auditório do Garden Hotel.

A Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCD), da Prefeitura de Campina Grande, ligada à Secretaria de Assistência Social (Semas), está ultimando os preparativos para a realização do Prêmio Star Paralímpico – Brilhando com você no Paradesporto!, que estará homenageando 12 paratletas, 8 técnicos e 3 incentivadores, fomentadores do paradesporto em nossa cidade, além de grandes parceiros. O evento acontece nesta quinta-feira, 31, às 19h, durante solenidade no auditório do Garden Hotel.

A programação especial da noite de premiação, contará com a presença de várias autoridades, que estarão fazendo a entrega de troféus a paratletas que fizeram e continuam fazendo história no atletismo, paraciclismo, tênis de mesa, arremesso de peso, lançamento de dardo e disco e outras modalidades. O público presente, também poderá conhecer um pouco da trajetória de cada um deles, desde o início da carreira até os dias atuais.

De acordo com Edna Silva, coordenadora PCD, a ideia é valorizar ainda mais e reconhecer o trabalho e a trajetória de paratletas na cidade, que participam de campeonatos locais, nacionais e até internacionais, divulgando o próprio nome, mas também elevando o nome de Campina Grande e da Paraíba, como uma cidade que investe e que apoia o paradesporto em todos as modalidades.

Incentivo ao Paradesporto

Campina Grande é reconhecida como um celeiro de grandes profissionais, artistas, mas também de grandes desportistas, em modalidades como futebol de cegos, goalball, bocha, atletismo, judô, parataekwondo e futsal. Atualmente são cerca de 130 atletas na cidade, desenvolvendo suas habilidades e potenciais, com treinos diários no Parque da Liberdade, onde inclusive, funciona o Centro de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro, uma inovação no Município.

“Precisamos celebrar as vitórias desses verdadeiros heróis, que se destacam em nível nacional e internacional. Para nós é mesmo um momento de grande alegria, pois a cada dia que passa, o nosso Município inova e incluiu ainda mais as pessoas com deficiência em vários segmentos, inclusive no esporte. Desde já convidamos a todos, para prestigiar esse grande evento”, finalizou Edna Silva.

História do Paradesporto

O Paradesporto começou em 1948, quando um médico alemão organizou uma competição esportiva que envolvia veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesão na medula espinhal. O evento foi realizado na Inglaterra. Quatro anos mais tarde competidores da Holanda uniram-se aos jogos e, assim, nasceu um movimento internacional.

Este fez com que jogos no estilo olímpico, para atletas com deficiência, fossem organizados pela primeira vez em Roma, em 1960. Nas olímpiadas de Tóquio, em 2020, o Brasil enviou a maior delegação da história aos jogos paraolímpicos, com 260 paratletas.