Primeira-dama abre oficialmente a programação da XII Semana do Bebê em Campina Grande

Evento marca início dos trabalhos em prol da amamentação.

A XII Semana do Bebê, realizada pela Prefeitura de Campina Grande, com o tema ‘Todos Juntos pela Amamentação’, foi aberta pela primeira-dama do município, Juliana Figueiredo Cunha Lima, na tarde desta segunda-feira, 28, com a presença de várias autoridades, no Teatro Municipal Severino Cabral. Na abertura, foram realizadas apresentações da Banda Fanfarra ’13 de Julho’, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Bodocongó (Semas); e de um grupo de garotas (Mirela, Stefanni e Juliana), do Instituto dos Cegos.

O evento, que este ano é coordenado pela Secretaria de Assistência Social (Semas), ocorre de forma intersetorial, através das Secretarias de Educação (Seduc); de Saúde (SMS); de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel); e de Cultura (Secult); além do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA). A programação segue até a próxima sexta, 01 de setembro.

A secretária Executiva de Educação e articuladora do Selo Unicef no município, Socorro Siqueira, falou da importância da campanha ser realizada de forma intersetorial e destacou o trabalho dos mobilizadores em cada secretaria.

“Sabemos que as nossas crianças precisam ser alcançadas pelas políticas públicas e o bom é que temos uma gestão comprometida com a infância e adolescência. Isso tem facilitado todo esse trabalho. Estamos em busca da certificação do selo Unicef e a Semana do Bebê é uma dessas metas a serem cumpridas em nosso município”, disse.

A primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, que é também madrinha da campanha, destacou a sua experiência como mãe e principalmente o período em que esteve amamentando o filho Bernardo, que hoje está com 10 meses. “É um motivo de alegria falar sobre o tema, porque sei da importância da amamentação para mãe e filho. Muitas mães se sentem culpadas por não conseguirem amamentar, e conheço de perto algumas dessas realidades. Precisamos levar informações e conhecimento para as mães que amamentam”, pontuou Juliana. A secretária da Semas, Pâmela Vital do Rego, ressaltou o trabalho que será realizado ao longo da semana, em prol da amamentação. “Fico feliz em poder abraçar essa causa tão importante e destaco o quanto é necessário que toda a sociedade esteja atenta e unida para fortalecer a promoção e manutenção de mãe e filhos, especialmente nessa fase da primeira infância. Tenho certeza de que todos unidos, faremos um grande trabalho”, destacou a secretária.

O juiz titular da Vara da Infância e Juventude, Perilo Lucena, também falou durante a solenidade. “Nós podemos não saber quantas vidas ajudaremos a transformar, mas essas pessoas, com certeza, saberão. Parabéns à Prefeitura e a todas as Secretarias envolvidas na Semana do Bebê”, disse o juiz.

Palestra e homenagens

O evento contou também com uma palestra ministrada pela enfermeira Maria do Socorro de Souza Estrela Guedes, que tratou da ‘Importância da Amamentação na Primeira Infância’. Houve ainda a entrega de flores para a primeira-dama e para Denise Maria dos Santos, mãe de Natan dos Santos, por ser a mãe que mais doou leite, para o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), para que outras mães pudessem alimentar os seus filhos recém-nascidos.

Também estiveram presentes no evento a gerente da Criança e do Adolescente, Rouseane Andrade; e a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Migrante, Thais Lima, ambas Mobilizadoras do selo Unicef (Semas); além de Edna Siva, coordenadora PCD; a conselheira tutelar, Lana Menezes; o secretário adjunto de Cultura, João Dantas (representando a secretária de cultura Giseli Sampaio); a vereadora e vice-presidente da Câmara, Fabiana Gomes; a vereadora Carol Gomes; e a ex-senadora Nilda Gondim, entre outros.