Primeira edição do Expoautismo de Campina Grande é realizado com sucesso na Pirâmide do Parque do Povo

Evento promovido pela Prefeitura contou com 40 exposições de trabalhos artísticos e culturais de crianças e adultos autistas. A primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, prestigiou a ação e fez a entrega de certificados e medalhas aos participantes.

Uma tarde de muito entusiasmo e emoção. Foi assim a 1ª Edição do Expoautismo de Campina Grande, realizada nesta segunda-feira, 3 de abril, na Pirâmide do Parque do Povo. O evento, promovido pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCD), da Secretaria de Assistência Social (Semas), contou com 40 exposições de trabalhos de pessoas autistas. O evento aconteceu na semana em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril).

No local ocorreram apresentações artísticas e culturais, com muita música, dança, exposições de fotografias, desenhos, pinturas, esculturas, literatura e poesia, entre outras atividades. Crianças e adultos autistas puderam mostrar seus talentos para familiares, amigos, comunidade em geral e autoridades do município. A primeira-dama do Município, Juliana Figueiredo Cunha Lima, prestigiou o evento.

“Enquanto Prefeitura, fazemos questão de acompanhar e apoiar todo o trabalho que é feito em prol dos autistas pela Coordenação PCD. Estamos felizes e esperamos que essa seja a primeira de muitas edições do Expoautismo. Cada ano vamos fazer ainda maior, porque essa é uma causa do nosso coração”, ressaltou a primeira-dama.

Um dos expositores, Gilvan Rangel, psicanalista, apresentou suas fotografias de rua e de moda em um painel digital. Ele disse que ficou bastante feliz com a ação. “O autismo que passa pela mídia é muito focado em tratamento e sofrimento das mães com seus filhos. E eu, como autista adulto e pai de um autista, acho importante esse tipo de evento porque tira um pouco do capacitismo (discriminação e preconceito contra as pessoas com alguma limitação), das pessoas, que acham que a gente não é capaz de desenvolver grandes e interessantes trabalhos”, declarou Gilvan Rangel.

Simone Batista, 33 anos, auxiliar de serviços gerais, esteve ao lado do filho. O garoto Eric Samuel Santos, 13 anos, expôs alguns desenhos e esculturas feitas em papel que simulam animais e objetos. “Quando eu vi o anúncio do evento, no Instagram, eu corri logo para inscrever o meu filho e meu coração está transbordando de felicidade. É uma oportunidade maravilhosa de mostrar o trabalho dele, pois ele ama tudo o que faz”, disse Simone Batista.

“A ideia do evento partiu das escutas realizadas com mulheres acompanhadas pelo Projeto Colo Pra Mãe, que sempre falavam do anseio de verem os filhos mostrarem o que sabem fazer, mesmo com suas limitações. Então, não pensamos duas vezes e, através da Prefeitura de Campina Grande, estamos aqui com o principal intuito de quebrar paradigmas e preconceitos, deixando as pessoas terem sua voz”, disse Edna Silva, coordenadora de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência no município.

“Consideramos o evento muito positivo, já que este é o primeiro dessa magnitude voltado para pessoas autistas. Preparar um momento como este, para que todas essas pessoas possam mostrar suas potencialidades, sem medo e sem preconceitos, é algo imensurável para toda a comunidade autista e, claro, para a cidade”, ressaltou a coordenadora.

Sobre o Evento

O 1° Expoautismo acontece com o objetivo de levar informação à população e reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na oportunidade, alunos da Rede Municipal de Ensino, com autismo, também participaram do evento, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Uma equipe da Secretaria de Saúde também esteve presente no local, com serviços de aferição de pressão e testes de saúde para as pessoas com deficiência.