Projeto Colorindo Campina pretende transformar “Rua da Escadaria” no Rosa Mística, com foco na primeira infância

Ações da Seplan, em parceria com Semas, Seduc, Cultura e Sejel, tiveram início esta semana e deve ser entregue à comunidade no final do mês

Nas terça e quarta-feira, 14 e 15 de setembro, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio de equipes da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou a aplicação de uma pesquisa junto aos moradores na rua da Escadaria no bairro Rosa Mística, com o objetivo de coletar informações do perfil das famílias e ao mesmo tempo, sensibilizar esses moradores para a adesão ao projeto Colorindo Campina, que será implantando oficialmente no local, no dia 29 deste mês.

Idealizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transparência em parceria com as Secretarias da Semas, Seduc, Sejel e Cultura, o projeto Colorindo Campina, trata-se de uma intervenção, formato piloto na comunidade Rosa Mística, com foco em espaços públicos amigáveis às crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos).

A iniciativa tem como principal objetivo: Transformar microvazios urbanos; Promover sustentabilidade e resiliência; Reiventar a relação morador com a sua comunidade; Promover uma mudança de comportamento; Implantação e integração de políticas públicas; além de integrar os diferentes órgãos e secretarias do município (iluminação, escadarias, calçadas, becos e vielas), sob a perspectiva das crianças, especialmente na primeira infância.

No local, a equipe da Semas formada pela supervisão do Programa Criança Feliz, que atende crianças na primeira infância, além de sete visitadoras do programa, sob a coordenação da diretora de Proteção Social Básica Joelma Martins, visitou 43 casas na rua para fazer o devido levantamento.

A aposentada Maria Francisca Trindade, 86 anos, que tem 11 netos e 13 bisnetos, (dois moram com ela), foi uma das primeiras moradoras do bairro Rosa Mística há 54 anos. Ela ficou curiosa e ao mesmo tempo feliz ao ver, através de fotos, como a localidade ficará colorida e com tantos atrativos para a sua família e vizinhança. Principalmente, quando puder receber a visita dos netos que moram em outros locais.

A aposentada, fraturou a bacia há dois anos depois de sofrer uma queda dentro de casa e hoje se locomove, inclusive utilizando as escadarias, com o auxilio de um andador. “Quando cheguei aqui tinha um grande esgoto no meio da rua e o local, sempre foi muito acidentado. Há 30 anos, foi construída a escadaria e agora com essa nova adequação, ficará muito melhor”, argumentou.

Para o Secretário Valker Neves, “é importante destacar o trabalho conjunto que está sendo realizado pelas secretarias em prol de viabilizar essa importante iniciativa por parte da Prefeitura Municipal. Enaltecer também o trabalho da equipe da Semas, que dá esse pontapé inicial, ouvindo os moradores sobre as expectativas de cada um, para que tenham uma vida mais digna e com qualidade para todas as famílias na comunidade”, argumentou.

Para Joelma Martins, diretora de Proteção Básica da Semas, “o projeto em si é fruto de um trabalho de pesquisa realizado pelo prefeito Bruno Cunha Lima em outros municípios no sentido de melhorar o dia a dia das comunidades. O benefício de um projeto como esse com alto impacto social e baixo custo, vai fazer diferença na vida das pessoas que moram no bairro”, salientou.

Nesta quinta e sexta (16 e 17 de setembro), a Secretaria de Planejamento (Seplan), vai realizar oficinas com a participação dos moradores que aderiram e querem inclusive contribuir com o andamento do projeto, que será entregue no final do mês, como parte da programação da campanha Setembro Amarelo, promovida pela PMCG, por meio da Coordenadoria de Saúde Mental.