Projeto Integrador: Prefeitura de Campina Grande reúne representações do Município para tratar sobre Pessoas em Situação de Rua

Projeto apresentado pela Semas reuniu equipes dos setores público e privado, com objetivo de firmar parcerias para realização de um trabalho em conjunto.

A Prefeitura de Campina Grande viabilizou soluções para o enfrentamento à problemática das Pessoas em Situação de Rua durante reunião na manhã desta terça-feira, 11, com a presença de diversas autoridades do Município. O encontro foi realizado no auditório do Instituto de Previdência do Servidor Municipal (Ipsem), no bairro Jardim Tavares, sob a coordenação da área de Projetos e Planejamento da Secretaria de Assistência Social (Semas).

Na oportunidade, a equipe de Projetos e Planejamento apresentou detalhes do projeto, voltado à resolução da temática, visando soluções que podem ser buscadas em conjunto com outros órgãos. O objetivo é reduzir o atual cenário de pessoas em situação de rua. Na oportunidade, alguns representantes apresentaram suas opiniões sobre o tema e apresentaram propostas que poderão ser trabalhadas em conjunto com a Semas. Também foram agendadas reuniões para dar continuidade à discussão.

Joice Macedo, representante do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad), destacou a importância da discussão. “A reunião é extremamente importante, porque nós precisamos trabalhar nessa sistemática de rede. Não é porque a pessoa está na rua que equipes de secretarias e instituições não podem fazer abordagens. A gente passa por essas pessoas agora, em temporada de frio, e vemos o quanto é importante esse trabalho. Além da conscientização para outras pessoas ajudarem também, enquanto cidadãos,” disse a conselheira.

De acordo com Uiamara Mirna, coordenadora de Projetos e Planejamento da Semas, o Projeto Integrador surge como um divisor de águas para o município e será realizado em várias etapas. “A partir dessa primeira reunião vamos sentar com cada entidade, aqui representada, e saber o que já estão desenvolvendo neste sentido. Em seguida, pretendemos juntar essas informações para, posteriormente, apresentar um plano de ação em definitivo. Temos certeza que estamos no caminho certo”, disse a coordenadora.

Conforme o secretário da Semas, Valker Neves, essa reunião para apresentação de propostas foi pensada há meses, enquanto um trabalho em equipe já vinha sendo realizado pela Secretaria. “Nós visitamos várias cidades para entender como elas trabalham com essa situação, para pegar algumas experiências e inserir neste projeto macro. A partir de então, também vamos analisar como algumas entidades que já trabalham com essa realidade em Campina Grande, de forma a somar com todo o trabalho que já é realizado pela Prefeitura, através da Semas e buscarmos uma solução”, explicou o secretário.

Prestigiaram o evento

Estiveram presentes nesse encontro profissionais da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP); CadÚnico; Sine e Guarda Municipal; Secretarias Municipais de Saúde; Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma); Planejamento (Seplan), além da Câmara Municipal, por meio dos vereadores Luciano Breno e Olímpio Oliveira.

Também marcaram presença, representantes da Caixa Econômica Federal; Shopping Partage; Fundação do Clube de Dirigentes Lojistas (FCDL); Associação Paraibana de Supermercados; Senac/PB; além da comunidade católica ‘Reunidos no Senhor’ e do Centro de Recuperação “Homens de Cristo”, entre outros.