PROJETO TILÁPIA: Prefeitura de Campina Grande inicia capacitação financeira para famílias integrantes do Projeto no Memorial Aluízio Campos

Ação, por meio da Semas, conta com dez encontros semanais, com orientações, geração e administração de renda, para todas as pessoas cadastradas.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do setor de Projetos e Planejamento da Secretaria de Assistência Social (Semas), iniciou nesta quarta-feira, 28, uma capacitação sobre gestão financeira para famílias integrantes do Projeto Tilápia. Este foi o primeiro, de dez encontros semanais, que serão realizados no Memorial Aluízio Campos, em parceria com a Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne). O objetivo é trabalhar aspectos como geração e administração de renda com as famílias.

Na oportunidade, a equipe da Semas abordou sobre administração de renda, como incentivo à destinação correta do valor financeiro, que retornará com a venda dos alevinos pelas famílias; além de auxiliar no cenário financeiro atual e a recompra de materiais utilizados na criação dos peixes, uma etapa pensada para o futuro do projeto. No local, equipes dos setores jurídico e da Diretoria de Proteção Social Básica, da Semas, também deram suporte e tiraram dúvidas sobre a parte técnica do Projeto.

A costureira Francisca Rodrigues, de 47 anos, que participa do projeto, falou sobre a importância dessa ação. “Na minha casa só eu quem estou participando do Projeto, mas eu preciso saber como usar o dinheiro mesmo estando sozinha, porque eu sei que temos que pensar em fazer o dinheiro render e não gastar com coisas sem necessidade. Já estou vendo como posso investir a renda que já tenho e a que vai entrar com o cultivo e venda dos peixes”, disse.

Para a dona de casa Eneize Costa, de 51 anos, um momento de muito aprendizado. “Esses ensinamentos não servem só para mim, mas eu posso repassar para minha família se organizar também. Aprendi que o dinheiro que temos hoje pode servir para o futuro e a gente nem percebe isso no dia a dia, por isso é importante saber o que fazer com o nosso financeiro, já que a gente está hoje em um lugar e amanhã está em um diferente, temos que pensar no amanhã”, disse Eneize Costa.

Conforme Uiamara Mirna, coordenadora de Projetos da Semas, essa ação soma muito ao Projeto. “Nós estamos criando uma cooperativa, então há importância nessas pessoas terem o entendimento de finanças pessoais, porque na hora que eles começarem a ter essa conscientização, eles vão evoluindo e se preparando para o dinheiro que vai vir, até porque as famílias vão retroalimentar o Projeto com o valor que receberem, comprando novamente ração e novos peixes, por exemplo”, finalizou a coordenadora.

Próxima fase

Após essa etapa do Projeto, os participantes serão submetidos a uma escala de trabalho, na qual, três vezes por semana, cada família estará responsável por monitorar os peixes, para em seguida participar do processo de distribuição, fase final para a geração de renda.