Projeto Tilápia: Prefeitura de Campina Grande inicia preparativos para segunda fase de implantação do projeto no Complexo Aluízio Campos

Grupo formado por 100 pessoas foi capacitado na primeira fase do projeto, que agora está na segunda fase, a partir da implementação das ilhas para criação de peixes tilápia com 120 caixas d’agua.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através da Coordenação de Projetos e Planejamentos, em parceria com Fundação da Universidade Regional do Nordeste (FURNE) e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, realizaram nesta terça-feira, 27, uma visita técnica ao Memorial Aluízio Campos (Complexo Aluízio Campos). No local será instalado, em breve, toda estrutura para implementar o Sistema de Aquaponia (sistema de cultivo que une a Piscicultura – cultivo de peixes – e a Hidroponia – cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas), que consiste na criação de Tilápia em ambiente controlado.

O Sistema Aquaponia (Projeto Tilápia), que visa beneficiar a comunidade local, teve em sua primeira fase uma capacitação teórica para as famílias beneficiárias que foram selecionadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), da região. Durante o período de dois meses, uma turma formada por 100 alunos (homens e mulheres), passou a conhecer em detalhes todo o funcionamento do projeto. A segunda fase será a implementação das ilhas para criação de peixes tilápia, que contará com 120 caixas de água, instaladas e interligadas.

Os próximos passos do projeto foram detalhados pelo professor Carlos Alan, diretor da Furne. “Estaremos em breve incluindo a parte física, que é a instalação de todo esse aparato de recepção dos peixes e da mini usina de captação solar. Depois, colocaremos os alevinos e iniciaremos a fase de produção, além de ampliar o projeto, que consiste na verticalização da agricultura, com plantação de hortaliças. Precisamos mostrar para a comunidade que é possível a geração de emprego e renda, especialmente do reforço da economia doméstica, a partir da utilização de um pequeno espaço de área agricultável”, ressaltou o diretor.

“A parceria com a Prefeitura, através da Semas, é de extrema importância, para dar maior credibilidade ao projeto, já que a Furne é uma fundação de direito privado. Mas, temos interesse nesse tipo de parceria, pois contribui com o lado empreendedor da Fundação, que atua em várias áreas, não só na sustentabilidade, mas também na área social. A Semas tem, de fato, agregado valor importante ao nosso projeto”, afirmou o presidente da Furne, professor Carlos Farias.

Para o secretário da Semas, Valker Neves, é um trabalho de políticas públicas e não de assistencialismo. “A ideia, a partir do projeto Tilápia, é justamente trazer independência e autonomia para as famílias do Aluízio Campos e do Distrito de Galante. Um projeto autossustentável, por isso é tão importante essa parceria com a Furne, já que cada um vai promover o seu próprio sustento e, juntos, estaremos dando todo o suporte necessário para que isso aconteça. Em breve o projeto será colocado em prática e logo todos estarão colhendo os frutos de todo esse trabalho”, concluiu o secretário.

Codecom

COMPARTILHAR