PROTEÇÃO E CULTURA: Prefeitura amplia iniciativas para promover segurança e cuidados com o público infanto juvenil durante os festejos juninos

Trabalho ganhou reforço através da Ação Intersetorial, que orienta pais e responsáveis no Parque do Povo e nos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Zé Ferreira.

Os cuidados com a presença de crianças e adolescentes no Parque do Povo e nos distritos, nesse período junino, tem sido uma das principais preocupações da Prefeitura de Campina Grande, por meio do trabalho executado pela Secretaria de Assistência Social (Semas), através da Gerência da Criança e do Adolescente e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). As equipes ligadas à Secretaria, tem atuado nos finais de semana, no Quartel General do Forró e nos distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Zé Ferreira.

Este ano, o trabalho ganhou reforços importantes, especialmente por parte da Arte Produções, empresa organizadora da festa, quando membros da diretoria da Empresa, estiveram visitando a base da 8ª Ação Intersetorial, (Centro Cultural). A ideia era conhecer de perto a logística de trabalho, que tem como objetivo, evitar vários tipos de violações, como trabalho infantil, abuso e exploração sexual, mendicância e consumo de bebidas alcoólicas pelo público infanto juvenil.

As apresentações culturais envolvendo esse público, em palhoças e na Pirâmide, por exemplo, também são monitoradas pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente (Redeca), que atua no município. Uma dessas situações, envolveu um jovem de 16 anos, que é cantor e veio de um outro município para se apresentar na Pirâmide, mas não tinha uma autorização por escrito dos pais.

“O caso chegou ao nosso conhecimento e do Conselho Tutelar, e imediatamente, acionamos a família. As regras sobre apresentações desse público nos locais da festa, são claras e precisam ser seguidas. Nesses casos é necessário uma autorização direta dos parentes até terceiro grau (para adolescentes até 16 anos),” disse Paulineto Sarmento, secretário executivo do Conselho de Direito e defesa da Criança e do Adolescente (CMDDCA).

Ainda segundo Paulineto, “como a família estava distante, foi feita uma chamada de vídeo com os pais, os quais autorizaram que os acompanhantes do adolescente assinassem um termo, liberando a apresentação dele, com duração de duas horas”, ressaltou o secretário.

Conhecendo o Parque do Povo

Outro trabalho importante este ano, por parte da Prefeitura, e que recebe total apoio da Ação Intersetorial (Semas), é a visita de crianças e adolescentes ao Parque do Povo, acompanhados por seus familiares. Um grupo composto por 60 pessoas, chega por volta das 17h no local e é acompanhado por 4 turismólogos, designados pela Secretaria de Desenvolvimento (Sede), para que possam visitar e conhecer todos os detalhes do Parque do Povo. A inscrição é feita previamente, através da Arte Produções.