Público acolhido pela Prefeitura de Campina Grande recebe atendimento odontológico

Ação realizada em parceria com a Unifip, busca ampliar os atendimentos para o público da Unidade de Acolhimento Irmã Zuleide Porto, voltada às pessoas em situação de rua.

Em parceria com o Centro Universitário de Patos (Unifip), a Prefeitura de Campina Grande oferceu atendimento odontológico ao público atendido pela Unidade de Acolhimento Irmã Zuleide Porto, situada no Bairro da Prata. A ação, realizada na manhã desta quinta-feira, 9, contou com a participação de estudantes e professores de odontologia da Universidade, oportunidade em que fizeram avaliações odontológicas e agendaram os procedimentos para a Clínica-escola.

No local, todos os 21 acolhidos, sendo 18 homens e três mulheres, acompanharam dicas de prevenção ao câncer de boca, tiraram dúvidas sobre higiene bucal e acompanharam uma palestra com a equipe universitária, sobre como ficarem atentos aos sinais de problemas bucais.

Um dos acolhidos, A. J. F. S, 36 anos de idade, disse que sabia pouco sobre o câncer de boca. “Esse momento para nós é muito importante porque nós ficamos sabendo mais sobre higiene bucal, então isso vai nos ajudar a nos cuidar melhor, algo que muitas vezes deixamos de fazer, e que é uma coisa simples, como usar fio dental todos os dias, para prevenir câncer e outras doenças. Além disso, ainda vamos receber atendimentos gratuitos e isso ajuda muito na nossa condição”, disse o acolhido.

Um outro, J. C. A. S, de 45 anos, também falou de forma positiva sobre a oportunidade. “É bom a gente saber de todos os cuidados para não termos mais problemas futuramente. E eu já estou empolgado porque eu achei que teria que extrair um dente que está quebrado, mas depois da avaliação, fui informado que dá para recuperar. Eu fiquei muito feliz e sei que vou poder realizar esse procedimento de graça”, contou o homem.

Conforme Itallo Jeronimo, coordenador da Unidade, é importante ter essas parcerias, a fim de ampliar os atendimentos que já acontecem pelo município. “Ficamos felizes com essa ação, pois temos a possibilidade de ampliar esses cuidados, especialmente com a saúde bucal, já que entendemos ser essencial, pois a saúde, de fato, começa pela boca. É algo que contribui muito para essas pessoas, em situação vulnerável, além de aprenderem a se cuidar, procurar atendimento e ajuda sempre que necessário”, concluiu o coordenador.