Qualifica Mais Progredir: Parceria entre Prefeitura de Campina Grande e IFPB abre inscrições para capacitação destinada aos Microempreendedores Individuais

Serão abertas 200 vagas para os beneficiários do Programa Auxilio Brasil, do Governo Federal

No início desta semana, equipes da Prefeitura de Campina Grande se reuniram com representantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), para viabilizar uma parceria envolvendo o “Programa Qualifica Mais Progredir”. No encontro, realizado de forma online, ficou acertado que o “Qualifica Mais Progredir” vai abrir inicialmente 200 vagas para o curso de Formação de Microempreendedor Individual, destinado aos beneficiários do programa Auxilio-Brasil, do Governo Federal. As ações, pelo Município, serão coordenadas pela Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas).

Durante a reunião foram definidos os critérios para a escolha dos estudantes que poderão participar da capacitação. Participaram desse encontro o secretário Valker Neves (Semas); os coordenadores do Cad Único (Rafael Durand) e o adjunto do Programa do IFPB (Júlio César Rolim), entre outros membros das equipes.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), ligados à Semas, ficarão responsáveis pela triagem de pessoas cadastradas no Programa Auxilio Brasil, do Governo Federal, junto ao Cad Único. Serão 18 vagas, no total, para cada unidade. Todos deverão ser maiores de 18 anos, com Ensino Fundamental completo e que tenham, principalmente, um perfil empreendedor.

A capacitação será realizada na sede do IFPB, no bairro Dinamérica, com carga horária de 160 horas/aula. O programa é financiado pelo Governo Federal e dispõe de 200 vagas iniciais e mais 100 para cadastro de reserva. Além disso, cada aluno receberá o valor de R$10,00 por dia de frequência nas aulas (que ficará sob a responsabilidade do IFPB), além de todo material didático e o fardamento.

No total serão 1.700 vagas para estudantes da Paraíba, divididas em três ciclos, sendo 500 para Campina Grande, 700 para João Pessoa e 500 vagas para Santa Rita.

“Entendo que, para obtermos sucesso no programa e atingir o nosso público alvo, parcerias como esta, firmada com a Prefeitura de Campina Grande, são imprescindíveis. Os beneficiários precisam estar dentro de vários critérios, entre eles, estar cadastrado no Auxilio Brasil. Tenho certeza que iremos lograr êxito e faremos um grande programa, qualificando esses estudantes”, ressaltou o coordenador do Programa, Júlio César Rolim.

De acordo com o secretário Valker Neves, da Semas, essa é uma parceria muito rica, tendo em vista que tem como objetivo alcançar pessoas que sonham com o próprio negócio, que têm habilidade, vocação, mas não sabem por onde começar. “É, de fato, uma grande oportunidade. Mostra, inclusive, a preocupação da nossa gestão com os futuros empreendedores de nossa cidade”, concluiu o secretário Valker.