QUALIFICA MAIS PROGREDIR: Prefeitura de Campina Grande em parceria com IFPB inicia curso de Microempreendedor Individual

Aulas terão duração de 40 dias e serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite

As aulas do curso Microempreendedor Individual (MEI), do programa federal Qualifica Mais Progredir, tiveram início nesta segunda-feira, 25, no campus do IFPB localizado no bairro Dinamérica. A realização é uma parceria da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O curso terá carga horária de 160h, duração de 40 dias e aulas nos turnos da manhã, tarde e noite.

Nesse primeiro dia, os alunos iniciaram o aprendizado sobre Economia Solidária e Empreendedorismo. Ao longo do curso serão ministradas aulas para formalização de MEI; controles financeiros; orientação para acesso ao crédito, propaganda e marketing; melhoria de produtos e serviços; atendimento ao cliente; além de conteúdos socioemocionais aplicados ao empreendedorismo.

Inicialmente 120 alunos, dos 203 que fizeram inscrição junto aos Centros de Referência em Assistência Social da Semas (CRAS), estão em sala de aula nos três turnos no IFPB. Os demais (83 inscritos) estão regularizando a documentação para participar do curso. Cada aluno receberá o valor de R$ 10,00 (por dia de aula assistida) e um kit escolar, composto por mochila, caderno, lápis, borracha, caneta e garrafa de água.

Campina Grande está entre os três municípios com o maior número de inscritos no programa. Foram abertas 500 vagas para Campina Grande, 500 para a cidade de Santa Rita e 700 para João Pessoa, que devem ser preenchidas até o final do ano.

Entre os alunos está a microempreendedora Juliana de Souza Dantas, 33 anos, mãe de dois filhos menores. Ela conta que possui uma pequena lanchonete, há cerca de 1 ano, e resolveu fazer o curso porque tem dificuldade em administrar os gastos com o empreendimento.

“Quero apreender a administrar melhor o meu pequeno negócio. Compro o produto, mas não estou sabendo qual o valor que devo revender para obter lucro e saber separar o que posso utilizar e o que devo investir em matéria-prima. Tenho certeza que esse curso vai me ajudar bastante e já percebi isso nesse primeiro dia”, contou Juliana.

Para Rhenan Varella, coordenador Sistêmico do Qualifica Mais Progredir, há uma grande expectativa nesse início das aulas. São 500 vagas disponíveis para Campina Grande e ainda há vagas para serem preenchidas. “Para quem já está em sala de aula esperamos que estes se capacitem e se formalizem como microempreendedores individuais. Alguns já são empreendedores e vão adquirir conhecimentos para alavancar ainda mais os seus negócios, e esse é o nosso principal objetivo”, destacou Varella.

“Entendemos que o empreendedorismo seja uma saída para que as pessoas possam ter a sua renda própria. É nosso papel, enquanto assistência social, fazer o acompanhamento das famílias e, principalmente, oferecer condições para que possam superar as dificuldades. E essa parceria com o IFPB é uma excelente oportunidade. A ideia é que esses alunos, que estão apostando nessa importante capacitação, sejam orientados e passem a ser protagonistas da sua vida, da sua renda, através do próprio negócio”, concluiu Kátia Araújo, supervisora geral de Proteção Básica da Semas.