QUALIFICA MAIS PROGREDIR Prefeitura em parceria com IFPB está oferecendo curso gratuito de qualificação profissional com centenas de vagas

Campina Grande está entre as três cidades com o maior número de inscritos no programa.

A Prefeitura de Campina Grande em parceria com o Instituto Federal da Paraiba – IFPB, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), lembra que o curso de Microempreendedor Individual (MEI) do programa federal Qualifica Mais Progredir continua com inscrição gratuita aberta nas cidades de Campina Grande, João Pessoa e Santa Rita. Nessa primeira etapa de inscrições, que seguem até o dia 01 de abril, o município teve a adesão do maior número de inscritos, restando poucas vagas, das 200 oferecidas incialmente.

As aulas que serão ministradas nos campi do IFPB nestas três cidades, nos turnos manhã, tarde e noite, estavam previstas para iniciar no dia 29 de março, no entanto foram prorrogadas para o dia 19 de abril. Outras turmas serão abertas até o fim do ano. Para se inscrever é preciso ter Ensino Fundamental completo e ser maior de 18 anos.
Inicialmente, o curso tinha como público-alvo apenas quem recebia o Auxílio Brasil, mas foi estendido para qualquer pessoa inscrita no CadÚnico e seus familiares. O curso de qualificação profissional tem carga-horária de 160h e os alunos recebem um valor de R$10 por dia de aula assistida, segundo os critérios da Bolsa-formação. No IFPB, foram ofertadas 700 vagas na capital paraibana, 500 em Santa Rita e 500 em Campina Grande, dividida por ciclos.

Documentos exigidos
Identidade (RG); CPF; comprovante de Nível de Escolaridade Completo (Declaração, Histórico ou Certificado), constando nome da escola/instituição e ano de conclusão; Certidão de Casamento ou Nascimento; comprovante de residência; comprovante de Dados Bancários (Banco, Agência, Conta e Tipo da Conta); comprovante contendo o número de Identificação Social (NIS/PIS); certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (para o sexo masculino); Comprovante de vacinação COVID-19 e comprovante de Quitação Eleitoral.

Nas aulas, os alunos vão aprender sobre orientações para formalização de MEI; controles financeiros; orientação para acesso a crédito; propaganda e marketing; melhoria de produtos e serviços; uso de redes sociais e ferramentas digitais; atendimento ao cliente; além de conteúdos socioemocionais aplicados ao empreendedorismo. A estimativa é que o curso dure cerca de três meses. Há turmas à tarde e à noite.

Local de inscrição: Em Campina Grande, onde houve uma procura maior pelo curso, a inscrição pode ser realizada nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), ligados à Semas, que abrange o território dos interessados.