Quarto bebê, filho de venezuelanos, nasce em Campina Grande

Parto foi normal e aconteceu no abrigo instalado no bairro do Jeremias

Um bebê do sexo feminino nasceu na madrugada do último domingo, 28 de fevereiro, por volta das 5h, de parto normal, na unidade de Acolhimento Institucional Permanente, preparada no ano passado pela Prefeitura Municipal, onde estão acolhidos 74 venezuelanos indígenas da tribo Warao. O abrigo funciona na rua Conde de Monte Cristo, bairro do Jeremias.

A mãe da criança, Rosana Moya, de 29 anos e natural de Delta Amacuro, na Venezuela, entrou em trabalho de parto ainda no abrigo, quando acabou dando luz à criança. O bebê, que nasceu com 3,82 kg e 47 centímetros, recebeu o nome de “Maria”. Logo após o parto, o Samu foi acionado. Mãe e filha foram levadas para o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea).

Segundo a secretária interina da Semas, Joelma Martins, essa é a quarta criança, filho de venezuelanos, que nasce em Campina Grande. Os imigrantes começaram a chegar na cidade em dezembro de 2019 e, atualmente, o grupo é composto por 20 famílias, sendo 27 crianças e adolescentes.

De acordo com Samara Almeida, advogada da Semas e responsável pela equipe especializada de acompanhamento aos imigrantes venezuelanos, Rosana Moya e o companheiro haviam chegado em Campina Grande cerca de três dias antes do nascimento da bebê. O casal informou que decidiu ir ao abrigo para visitar parentes.

Isea – Mãe e filha ainda estão no Isea e devem permanecer na maternidade por mais cinco dias. Elas receberiam alta médica nesta terça, 02 de março. No entanto, equipes do Serviço Social informaram que a criança necessita concluir um tratamento com uso de antibióticos. É que exames detectaram uma alteração no PCR (exame específico para detectar algum tipo de inflamação), por isso, a liberação ocorrerá até o final desta semana.

Fonte: Codecom