Rede de Proteção Socioassistencial da Pessoa Idosa que atua em parceriacom a Prefeitura de Campina Grande comemora 6º ano de atuação

Encontro pioneiro na cidade é marcado por várias discussões sobre acolhimento e melhorias para o setor

A Mesa Redonda com o tema “Apresentação das Instituições de Longa Permanência existentes no Município”, realizada pela Rede de Proteção Socioassistencial da Pessoa Idosa-CG, na manhã da quinta-feira, 17, na Vila do Artesão, marcou as comemorações do 6º Aniversário de Implementação da Rede no município, mas serviu principalmente, para que as 21 Instituições que atuam no acolhimento de Pessoas Idosas na cidade, pudessem expor a dinâmica de trabalhos, desafios e dificuldades que enfrentam no dia a dia.

Formada por órgãos do governo, sociedade civil organizada e terceiro setor, a Rede que atua em parceria com a Prefeitura de Campina Grande por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e Gerência do Idoso, pretende principalmente a partir desse encontro pioneiro, que reuniu diversas autoridades, estreitar não só os laços de convivência e integração com as Instituições, mas principalmente com o governo.

Estiveram presentes, o secretário Valker Neves da Secretaria de Assistência Social (Semas), coordenador do Procon, Saulo Muniz, Márcio Gondim, promotor do Cidadão do Ministério Público, o sub-comandante do Comando de Policiamento Regional (CPR1), Coronel Cunha Rolim, o presidente do Conselho do Idoso no município, Eraldo Moura, além de Rosa Amélia Vitorino, coordenadora da Rede de Proteção da Pessoa Idosa, Rosemary Guimarães, da Gerência do Idoso(Semas) e Bárbara Aragão, chefe de Gabinete da Saúde, representando o secretário Gilney Porto e outras autoridades que atuam na causa dos idosos.

Para o secretário Valker Neves, “um momento importante onde foi possível discutir e avaliar o trabalho dessas Instituições e ao mesmo tempo entender os anseios de cada uma delas, além das dificuldades, demandas. É a partir de encontros como esse, que poderemos alinhar cada dia mais esse trabalho, beneficiando principalmente os idosos acolhidos”, pontuou o secretário.

Já o coordenador do Procon Saulo Muniz, lembrou que “ o serviço possui atuação direta na garantia de direitos do consumidor relacionado aos idosos, principalmente na questão dos empréstimos consignados fraudulentos, onde as vítimas mais recorrentes estão na terceira idade”, alertou.

Na oportunidade, Saulo Muniz apresentou o Manual 60+, que será lançado em breve pela Prefeitura por meio do Procon, com o objetivo de promover um consumo de forma consciente.

Representando o Ministério Público, o promotor do Cidadão Márcio Gondim, lembrou que “a interlocução com a Rede Municipal de Assistência Social tem trazido resultados positivos para a população idosa em Campina Grande, por isso é tão importante ampliar ainda mais essas discussões”, enfatizou o promotor.

O Coronel Cunha Rolim, da Policia Militar, destacou a parceria estabelecida entre os órgãos, que estimula a segurança e bem-estar do idoso. Para ele, “a Rede de Proteção tem tido um papel preponderante na prestação de assistência, que leva a denúncia aos órgãos competentes, e as forças de segurança estão atentas à todas essas demandas, envolvendo os idosos, destacou o Coronel Cunha Rolim.

Durante a Mesa Redonda, que ocorreu na sequência, e em nome das demais Instituições, Maria Gorete Conserva, responsável pelo Centro de Assistência Social e Humanitário e pela “A CASA” Irene Modesto Conserva, cobrou do poder público uma maior parceria com as demandas das Instituições, defendeu menos fiscalização e mais políticas públicas que favoreçam o trabalho nas Unidades, bem como medidas que levem em consideração a vontade de idosos, que tiveram os direitos violados.
Ao final, ficou acordado o encaminhamento de um documento ao prefeito Bruno Cunha Lima, contemplando todas as discussões, assim como demandas e solicitações das Instituições.

“Parabenizo a todos que fazem parte da Rede de Proteção Socioassistencial da Pessoa Idosa. O evento foi muito participativo e cumprimos a pauta em tempo hábil com discussões amplas e democráticas. Esperamos avançar ainda mais em políticas públicas na garantia dos direitos da pessoa idosa’, concluiu Rosa Amélia Vitorino, coordenadora da Rede de Proteção da Pessoa Idosa no município.

O evento contou também com a apresentação cultural da banda Cantores da Colina, do Centro de Convivência do Idoso, da Prefeitura de Campina Grande.