RETROSPECTIVA 2021: Ações da Semas garantiram fortalecimento da cidadania e melhoria da qualidade de vida da população

Um ano de muitas tribulações e desafios, sobretudo em virtude da pandemia da covid-19, mas também de muitas conquistas e avanços em relação às ações em benefício da população. Esse é o resumo de 2021 para a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Ao longo do ano, apesar da crise sanitária, a Semas conseguiu por em prática ações que garantiram o fortalecimento da cidadania e melhoria na qualidade de vida dos cidadãos de Campina Grande.

Considerando principalmente o período crítico da pandemia e seguindo todos os protocolos sanitários, a Secretaria realizou uma série de lives, sendo oito no total, com temas relevantes.

A primeira delas celebrou o Dia Internacional da Mulher, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres. Em abril, destaque para a live “Primeiro Encontro Municipal sobre Autismo”, com a presença de autoridades e especialistas no assunto. Em junho, foi vez da Super Live, um Tributo à Dominguinhos, com o tema “Oito anos de Saudade, Oito horas de Forró”, realizada de forma híbrida, com a participação de 40 artistas, direto do Sitio São João.

Outra ação importante este ano na Semas, foi a implantação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de promover a inclusão e melhoria na qualidade de vida das Pessoas com Deficiência. Dentre outras ações relevantes da coordenação, destaque para os eventos “Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla – Inclusão Reversa, realizada em agosto; e o 1º Festival de Artes Inclusivas de Campina Grande, em Setembro, que reuniu artistas da música e da dança de várias instituições, no Teatro Facisa.

Famílias Fortes

No mês de Setembro, ocorreu também o lançamento do programa Famílias Fortes, do governo federal, que tem como objetivo garantir o bem-estar dos membros das famílias assistidas, a partir do fortalecimento dos vínculos familiares e o desenvolvimento de habilidades sociais. A meta inicial é atender 480 famílias, com jovens entre 10 e 14 anos, até junho de 2023.

O programa que está encerrando o segundo ciclo e é realizado nos Centros de Referência de Assistência Social – Cras, vem apresentando excelentes resultados, a partir de relatos das famílias assistidas, que reconhecem as mudanças dentro de casa. De acordo com a coordenação, inicialmente o programa foi implantado em apenas quatro Cras; passou para seis e hoje já está sendo realizado em dez unidades. Ou seja, em apenas um ciclo, aumentou em 50% a intervenção nos Cras.

Outros serviços de destaque na Semas, ao longo do ano, são o programa Criança Feliz, que desenvolve trabalhos com a primeira infância (0 a 6 anos) que já foi por duas vezes destaque em nível nacional; e a campanha “Dose de Esperança”, realizada pela Prefeitura em parceria com o programa Transforma Brasil, que arrecadou mais de 1 tonelada de alimentos. As doações foram recolhidas nos pontos de vacinação e distribuídas com famílias em vulnerabilidade social, atendidas pela Semas.

Outras ações de destaque foram a “Semana Municipal de Valorização da Pessoa Idosa, com uma vasta programação, com direito a escutas, debates, palestras e abordagens de temas relevantes sobre a pessoa idosa.

Outras ações

Houve também um total engajamento dos serviços da Semas nas campanhas Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, realizadas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde e Coordenação de Saúde Mental do Município e mais recente, a implantação da Coordenação de Planejamento de Novos Projetos.

“Foram vários os desafios que nós enfrentamos ao longo do ano, considerando principalmente esse período de pandemia. Entre as tantas ações, enfatizo a implantação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência – PCDCG, que tem sido uma das grandes conquistas da atual gestão municipal, além da realização do Primeiro Festival de Artes Inclusivas, um grande sucesso, como também os programas Famílias Fortes e Criança Feliz, que tem tomado uma projeção impressionante”, pontuou o secretário Valker Neves. Segundo ele, entretanto, nada seria possível sem o empenho e dedicação dos colaboradores que trabalham na Semas.

COMPARTILHAR