RETROSPECTIVA 2023: Prefeitura de Campina Grande comemora avanços significativos na Assistência Social

O ano de 2023, ficará marcado na história e na vida de milhares de famílias, que diariamente são alcançadas pelos serviços da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Iniciativas voltadas para crianças na primeira infância (0 a 6 anos), até pessoas idosas, nos mais diversos segmentos. A reabertura do […]

A reabertura do Restaurante Popular ‘Prato do Povo’, foi uma das ações mais esperadas e comemoradas pela Prefeitura através da Semas. Em quatro meses, desde a inauguração, em 14 de agosto, o equipamento serviu cerca de 50 mil refeições à comunidade, ao preço de R$ 1,00. O serviço trouxe dignidade para centenas de famílias no Distrito Industrial e bairros próximos. Outras ações também foram implementadas no local, como palestras sobre alimentação saudável, saúde e ainda cultura, com música ao vivo às sextas-feiras, valorizando artistas da comunidade. No último dia 20 de dezembro, a foram distribuídas quatro toneladas de peixes para a comunidade local.

Coordenação PCD

A Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCD), tem colocado a cidade em destaque na Inclusão Social, com uma média de 11 mil atendimentos durante o ano, através de diversas ações. Do total, cerca de 2 mil atendimentos foram voltados para as mães atípicas do programa Colo pra Mãe. Entre as ações realizadas, estão a 1ª Edição do Expoautismo, em abril, na Pirâmide do Parque do Povo; a 3ª Conferência Regional da Pessoa com Deficiência, em Outubro, na Apae-CG, com a participação de representantes de 50 municípios paraibanos. Ainda, o Camarote Inclusivo n’O Maior São João do Mundo 2023; o Prêmio Star Paralímpico em Setembro, e mais recente, a 3ª Edição do Festival de Artes Inclusivas.

Centro Pop

O Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua realizou diversas ações, entre atendimentos, acolhimentos, higienizações, alimentação, abordagens e encaminhamentos. Foram 74.641 serviços prestados. Também houve um aumento considerável, nos atendimentos em casos específicos, com 390 atendimentos à pessoas ativas, contra 322(2022); 327 pessoas em situação de rua, contra 274 (2022); além de 182 migrantes em 2023, contra 118 (2022).

Criança Feliz, Cras, Creas

O Criança Feliz, que atua na primeira infância (0 a 6 anos), realizou, ao longo do ano, 81.063 visitas, 578 acompanhamentos a gestantes e 2.924 acompanhamentos a crianças de 0 a 36 meses. O programa atua no município com uma equipe de 67 visitadoras, além de seis supervisoras e coordenação.

Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), ligado à Diretoria de Proteção Básica, contabiliza, até novembro, 47.379 atendimentos em vários segmentos. Já os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas I,II, e III), ligados à Diretoria de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade, contabilizaram juntos 2.489 atendimentos.

PETI e Famílias Fortes

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizou 1.835 ações, envolvendo busca ativa e abordagens, atendimento sociofamiliar, oficinas, entre outras ações. O programa Famílias Fortes, que atua com familias inteiras, alcançou de fevereiro a setembro deste ano, 270 famílias, através dos encontros realizados em 06 Centros de Referência e Assistência Social (Cras).

Gerência da Pessoa Idosa, CMCI e CadÚnico

A Gerência do Idoso realizou 2.553 atendimentos, entre ações, capacitações, emissão de carteiras do idoso, entre outros. Já o Centro de Convivência do Idoso, que este ao completou 23 anos de fundação, contabilizou o atendimento em várias áreas (enfermagem, psicologia, educação física, fisioterapia, pedagogia e serviço social), com 6.948 atendimentos. No atendimento geral foram 1.724 idosos alcançados. No CadÚnico foram 7.323 atendimentos, incluindo a demanda na sede do órgão, bem como os descentralizados nas unidades dos Cras, e em ações à exemplo do Semas na Rua e Campina Bem Cuidada (coordenada pelo Gabinete do Prefeito).

Ações de maior impacto social

Entre as ações de maior impacto, estão as quatro Edições do ‘Semas na Rua’, que foram realizadas de Janeiro a Abril, em bairros da cidade, com 3 mil atendimentos. O Centro de Referência de Inclusão Produtiva – CRIP (antiga Vaca Mecânica), contabilizou, até novembro deste ano, a produção e distribuição de 182.940 pães, para as unidades que atendem centenas de usuários da Semas.