RUANDA: Prefeitura retoma ações com a Unidade Educativa Móvel nos bairros, neste mês de fevereiro

Serviço voltado ao público infantojuvenil em situação de vulnerabilidade, contabilizou em 2022, cerca de 172 oficinas lúdicas, aplicadas pela equipe do Programa.

A Prefeitura de Campina Grande, entendendo a importância da atenção à temática das pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, em breve dará continuidade às ações da Unidade Educativa Móvel, do Programa de Abordagem Municipal de Crianças e Adolescentes – Ruanda, neste mês de fevereiro. A Unidade, ligada à Secretaria de Assistência Social (Semas), se destaca exatamente por realizar atendimentos pelos bairros da cidade, garantindo a descentralização dos serviços do Ruanda, alcançando uma outra importante parcela do público infantojuvenil.

Na ação que ocorre 1 vez por semana em cada bairro, (às terças, quartas e quintas-feira), nos turnos manhã e tarde, é utilizada uma van equipada com mesas e acessórios. São oferecidas oficinas lúdicas e diversas outras atividades, com o objetivo de prevenir o trabalho infantil e a mendicância, abordando temas como: “Os tipos de famílias”, “Quem eu quero ser”, “Onde meu toque pode ir”, “Colocando cor no medo”, “Consciência Negra”, “Emoções em sintonia com a paz”, entre outros, por meio de pintura e desenhos. Em média, 15 a 30 crianças são atendidas em cada ação.

Em 2022, por exemplo, foram realizadas 172 oficinas lúdicas com as crianças e adolescentes, por uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais. A equipe é capacitada para abordar cada criança e adolescente, a fim de retirá-las da situação de rua e/ou vulnerabilidade social, através do diálogo e apurações de informações familiares. Se necessário, os profissionais podem se deslocar para o endereço de cada uma delas, para conhecer melhor os pais e/ou responsáveis.

Com essa proximidade junto à família, é possível realizar encaminhamentos para serviços da Semas, como o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Cadastro Único, Sine e outros, dependendo de cada caso e necessidade. Do mesmo modo, também pode haver auxílios com a entrega de cestas básicas.

De acordo com a coordenadora do Ruanda, Carla Maria, um exemplo dessa confiança adquirida junto às famílias, foi o caso recente, em que uma mãe _ que já foi orientada pelo serviço _ foi flagrada por um dos técnicos do programa, pedindo esmola em um dos semáforos no centro de Campina, com um filho pequeno.” Ela foi indagada sobre o motivo de estar no local e expondo à criança nessa situação. Prontamente, providenciamos alimentos e estamos viabilizando uma vaga na creche para a criança”, disse.

A coordenadora lembra ainda que, em 2022, as atividades da Unidade Móvel ocorreram no Complexo Plínio Lemos, Conjunto Major Veneziano e no Tambor. Já em 2023, continuará no Major Veneziano e contemplará também o Complexo Aluízio Campos e Praça Joana D’arc, em José Pinheiro, local inclusive, onde foi realizada a 1ª Edição do ‘Semas na Rua’, nesta terça-feira, 31.01.

“O serviço é essencial para o trabalho realizado pelo Ruanda. Estamos finalizando os preparativos e logo estaremos de volta com essa atividade também, dando continuidade aos trabalhos ao longo de todo o ano, em duas novas localidades. A ideia é exatamente alcançar esse público que está mais distante da área central, de forma que reforçamos a atuação do Ruanda e ajudamos a mudar a realidade de várias crianças e adolescentes”, concluiu Carla Maria.