RUANDA: Unidade Educativa Móvel da Prefeitura leva atividades às crianças do bairro Jeremias, no 2º Semas na Rua

Crianças e adolescentes do bairro se divertiram e aprenderam lições de cidadania e comunidade, através de oficinas lúdicas, jogos, brincadeiras; e receberam kits com revistas e jogos infanto-juvenil.

A Unidade Educativa Móvel do Programa de Abordagem Social para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua – Ruanda, da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), esteve presente na 2ª Edição do “Semas na Rua”, realizado na última terça-feira, 28, no bairro do Jeremias.

Durante a ação, a equipe de abordagem, formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores do programa, reuniu várias crianças na Unidade Móvel, com a oferta de oficinas lúdicas, jogos, desenhos, além de pintura facial, tabuleiro vivo e bambolê.

Na oportunidade, o público infanto-juvenil recebeu kits compostos por revistas infantis, com temas sobre família, heróis e jogos, do Núcleo Paulus – Programa Direito e Cidadania. Na rotina diária de atividades, as equipes do Ruanda realizam abordagens na rua, bem como atendimentos nos bairros da cidade, garantindo a descentralização dos serviços e alcançando mais espaços, com o objetivo de prevenir o trabalho infantil e a mendicância.

Valéria Maria Nunes, assistente social do Ruanda, destacou a importância do trabalho realizado através da Unidade Educativa Móvel. “Esse serviço é muito importante, já que a nossa equipe tem a oportunidade de realizar vários projetos voltados para as crianças e adolescentes.
Atualmente, estamos trabalhando no Conjunto Major Veneziano e na sequência, atenderemos o Complexo Aluízio Campos e Praça Joana D’arc, no José Pinheiro. No ano passado, as atividades da Unidade, ocorreram no Complexo Plínio Lemos, Conjunto Major Veneziano e no Tambor, bairros em que também foram observados, um maior número de casos, de crianças em situação de trabalho infantil e mendicância.

Comodidade para os pais

O movimento na feira do Jeremias, durante o “Semas na Rua”, atraiu a dona de casa e moradora do bairro, Jeane Ribeiro, 43 anos, que aproveitou a oportunidade para utilizar vários serviços, à exemplo do Sine Municipal, com o objetivo de conseguir uma vaga no mercado de trabalho, cadastro no CadÚnico, além de serviços de estética, para melhorar a autoestima.

Enquanto isso, o filho mais novo, Luiz Augusto, 6 anos, aproveitava as brincadeiras oferecidas na van do Ruanda e folheava os livros. Para Jane, a experiência foi muito boa, principalmente por estar perto de casa.

“Eu gostei demais, deu para resolver um monte de coisa e meu menino adorou, tá ali brincando até agora. Eu moro aqui bem pertinho e gostaria que ações assim, sempre aconteçam em nosso bairro”, comentou.

Carla Maria, coordenadora do projeto, enfatizou o quanto é importante a mobilidade do serviço para, a partir da abordagem, criar uma corrente do bem de serviços. “A partir da visibilidade que o Ruanda oferece, é possível realizar encaminhamentos para outros serviços da Semas, como o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Cadastro Único, Sine Municipal e outros, dependendo de cada caso e necessidade. Do mesmo modo, também pode haver auxílios com a entrega de cestas básicas para suprir a demanda mais urgente da vulnerabilidade, à fome”, ressaltou a coordenadora.