SÃO JOAO INCLUSIVO: Camarote da Acessibilidade da Prefeitura de Campina Grande contabiliza 500 inscrições em vinte dias d’O Maior São João do Mundo

Estrutura montada próximo ao palco principal, garante segurança e visão privilegiada para Pessoas com Deficiência (PCD’s), e conta inclusive com plataforma elevatória.

O Camarote da Acessibilidade, idealizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Arte Produção (empresa organizadora da festa), tem sido o maior sucesso na edição dos 40 anos d’O Maior São João do Mundo. O serviço que é coordenado pela Gerência da Pessoa com Deficiência no município, vem se projetando como uma das iniciativas mais acertadas na festa deste ano, considerando toda a estrutura que foi montada na área central do Parque do Povo, para atender especialmente as Pessoas com Deficiência (PCD’s).

Localizado em ponto estratégico, proporcionando uma visão privilegiada do palco principal, a estrutura conta com recursos adaptados para garantir que todas as pessoas PCD’s possam desfrutar dos shows com conforto, segurança e igualdade. Conta com rampas de acesso, corrimões e plataformas elevatórias, garantindo que esse público e familiares, possam se deslocar de forma autônoma e segura ao camarote acessível, que dá direito em cada noite, a 25 pessoas com deficiência, devidamente acompanhadas de seus familiares, também no total de 25 pessoas, a cada noite.

Rosimery Souto Maior, 46 anos (deficiente física), conta que nunca esteve em um lugar que lhe garantisse acessibilidade e conforto ao mesmo tempo, pois seu maior receio era que, em virtude da sua limitação, alguém não a enxergasse e esbarrasse nela de alguma forma, chegando a machucá-la. “Aqui tem onde a gente sentar, conversar com os amigos e ainda por cima, se divertir pra valer, estou feliz demais”, disse.

Quem também está feliz com o espaço privilegiado no Parque do Povo é Juçara Pontes, 24 anos, que é deficiente visual. “Estou gostando do espaço, porque é uma área que gera um acolhimento pra gente, dá para dançar a vontade, em virtude do espaço. Para nós que temos algum tipo de deficiência é bem mais seguro”, disse Jussara

Quem também já esteve por lá, foi Leleu Guerreiro, 25 anos, portador de doença rara, que conta já ter frequentado vários camarotes acessíveis, principalmente em festas do porte do São João de Campina Grande, e está muito feliz com a iniciativa e parabenizou a Prefeitura. “Este ano, fazendo jus aos 40 anos da festa, temos muito o que comemorar em termos de acessibilidade no Quartel General do Forró. É um privilégio para nós e toda a nossa família”, disse Leleu.

Para Edna Silva, coordenadora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, no Município, uma edição ímpar, onde os direitos das pessoas com deficiência estão de fato sendo respeitados, no que diz respeito ao direitos de ir e vir, e esse é o principal objetivo da Prefeitura de Campina Grande este ano, em relação à esse público. “Estamos vivenciando de fato, um show de inclusão através do Camarote da Acessibilidade, que vai ficar na memória dos campinenses e também de turistas que tem algum tipo de deficiência e puderam conhecer de perto a estrutura, além de outros que virão, até o final da festa.

Acesso ao Camarote

Na página da Coordenação PCD no Instagran (@coordenacaopcd.pmcg), as pessoas podem tirar dúvidas sobre como ter acesso ao camarote, além de conferir também a lista dos inscritos para cada noite, respectivamente, até o final da festa.