Secretaria da Assistência Social em parceria com a Vara da Infância promove Webnario Família Acolhedora

A Secretária da Assistência Social em parceria com a Vara da infância e Juventude e o Ministério Público da Paraíba realizará na próxima terça, 11, as 14h30, um webnario em plataforma digital. A videoconferência terá como tema Serviços de Acolhimento Familiar e sua efetivação: da teoria à prática.

O Município de Campina Grande, está nos últimos ajustes para a implementação do serviço de acolhimento do projeto Família Acolhedora, considerando uma alternativa preferencial a institucional, que segundo o artigo 34 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA visa propiciar que crianças e adolescentes sejam acolhidos nas residências de familiares previamente cadastradas, denominadas “Famílias Acolhedoras”.

A videoconferência terá como palestrante convidado José Roberto Poiani, e como debatedores Elaine Alencar, Promotora de Justiça e Hugo Zaher, Juiz da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande.

Os temas abordados serão as vantagens do cuidado individualizado e a preservação e fortalecimento do vínculo comunitário das crianças e adolescentes.

O acolhimento de crianças e adolescentes que vivenciam situações de abandono ou violação de direitos é um assunto que precisa ser amplamente discutido na sociedade segundo os técnicos sociais da SEMAS. O Acolhimento Familiar trata-se de um acolhimento direcionado aos que foram afastados de sua família de origem e acolhidos pelas famílias já cadastradas no programa, através de edital. Um acompanhamento por uma equipe técnica é realizado sistematicamente para reavaliação da situação da criança e adolescente.

A SEMAS mantém três casas de acolhimento atualmente, chamadas de Casas da Esperança, duas para adolescentes e outra para crianças, inclusive recém nascidos, inaugurada na gestão do Prefeito Romero Rodrigues.

Evento ‘Serviço de Acolhimento Familiar e sua efetivação: da teoria à prática’

Videconferência pela ferramenta Zoom agendada para 11/08/2020, às 14:30, com duração de 2h.

Segue o link de acesso, (utilizar preferencialmente o google chrome):
https://zoom.us/j/93384331863?pwd=SUJpUGphbTdiTXo1VjUxUk5WMUFFdz09

ID da reunião: 933 8433 1863
Senha: 975682

COMPARTILHAR