Secretária Eva Gouveia faz balanço positivo das ações da Semas durante Maior São João do Mundo 2019

Com ações da Secretaria Municipal de Assistência Social em várias frentes durante o Maior São João do Mundo, que encerra neste domingo, 07, mais uma exitosa edição, a secretária Eva Gouveia, da Semas, fez um balanço positivo das atividades realizadas no Parque do Povo e distritos de Campina Grande.

Durante os 31 dias de festejos juninos, desde 07 de junho até este final de semana, a Pasta realizou atividades voltadas para a prevenção e combate à violação de direitos de crianças e adolescente no espaço do “Quartel General do Forró” e também em Galante, outro polo importante do evento. Denominada de Ação Intersetorial, as ações unem vários serviços de proteção da Prefeitura de Campina Grande e outras instituições, sob a coordenação da Semas.

Achados e Perdidos

A Secretaria disponibilizou, durante o Maior São João do Mundo, um espaço para recepção de objetos achados e perdidos no Parque do Povo. O Achados e Perdidos funcionou todos os dias do evento na cidade cenográfica, mais precisamente na representação do Telégrafo Nacional, próximo à Vila da Imprensa.

O serviço oferecia aos forrozeiros, campinenses e turistas, um pré cadastro em que o cidadão, ao chegar no Parque do Povo, informava alguns dados simples, como nome completo, telefone de contato e endereço residencial.

Assim, os objetos que por ventura fossem perdidos ou encontrados passavam pela busca no sistema de dados, facilitando a localização e devolução.

Os itens mais perdidos durante o São João de 2019 foram documentos pessoais, como CNH (Carteira Nacional de Habilitação), certidão de nascimento, carteira profissional de trabalho, além de carteiras, bolsas e chaves.

Fora do Parque do Povo e durante todo o ano, a unidade do Achados e Perdidos fica localizada no Espaço Cidadão do Terminal de Integração, na plataforma 04, no centro de Campina Grande.

Segundo levantamento da Semas, o Terminal é o local onde ocorre o maior número de perda de objetos.

Ação Intersetorial

Carro chefe das ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social durante o Maior São João do Mundo, a Ação Intersetorial, implantada em 2014, apresenta desde então uma redução de 84% de situações de vulnerabilidade social, a exemplo do trabalho infantil, venda e proibição de bebida alcoólica para menores de 18 anos, além do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante todo o ano são realizadas capacitações e reuniões sistemáticas. No período junino as equipes técnicas fixam cartazes da campanha, orientando os barraqueiros e comerciantes sobre a importância da ação.

A Semas fica responsável pela parte operacional. Ao todo, 37 técnicos sociais realizam um trabalho de abordagem e acolhimento de crianças e adolescentes que são identificadas em alguma situação de vulnerabilidade social.

A ação é realizada em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Vara da Infância e Juventude, Secretarias de Saúde, Educação e Serviços Urbanos e Meio Ambiente, além de STTP, Polícias Militar e Civil, Conselho Tutelar e todas as instituições que compõe a Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente.

Neste ano, as equipes identificaram uma nova vulnerabilidade durante a festa: o risco pessoal, em que crianças menores de cinco anos ficam expostas ao frio, chuva e som alto, além da extensão do horário de permanência na festa.

A Semas realizou um trabalho educativo de orientação e encaminhamento de acordo com cada demanda.

Distrito de Galante

O Distrito de Galante também recebeu a Ação Intersetorial. Em 2019, as atividades contaram com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma das agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

A parceria foi fruto da visita, ano passado, de um representante da OIT, que desembarcou em Campina Grande para conhecer e fiscalizar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Semas.

O oficial de projetos da OIT, José Ribeiro, depois de conhecer o trabalho exitoso da PMCG, se comprometeu em encaminhar o apoio da Organização à Ação Intersetorial durante o São João no distrito de Galante, com o objetivo de fortalecer ações de combate ao trabalho infantil, assim como a diminuição da exploração do trabalho infantil e situações de vulnerabilidade.

Galante é o destino final do passeio “Forro nos Trilhos”, locomotiva que sai da Estação Velha, em Campina Grande, em direção ao distrito e seus atrativos turísticos, recebendo nesta época do ano milhares de turistas que vão em busca do forró pé-de- serra, bebidas e comidas regionais.

Cerca de 20 técnicos sociais realizaram a abordagem e orientação sobre as violações de direitos de crianças e adolescentes, no período junino.

Semas no Quadrilhão

A Secretaria da Assistência Social marcou presença em mais uma edição do maior “Quadrilhão Junino do Mundo”, que em 2019, mais uma vez, bateu o recorde do Ranking Brasil, chegando a 1.010 casais.

Dentre esses pares do “Quadrilhão Junino”, cerca de 490 pessoas fazem parte de grupos da terceira idade, grupos de mulheres e crianças coordenadas pelo Centro de Referência em Assistência Social, Centro de Convivência da Pessoa Idosa e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ações coordenadas pela Semas.

“Todos que trabalharam e participaram das ações, emprestando sua força e seu entusiasmo, ajudaram a abrilhantar ainda mais a edição 2019 do Maior São João do Mundo”, comemorou Eva Gouveia.