Segunda Edição do “Semas na Rua”, da Prefeitura de Campina Grande, acontece nesta terça-feira no bairro do Jeremias

Comissão Organizadora está ultimando os preparativos para essa segunda ação, com a oferta de mais serviços e expectativa de maior público, visto que os atendimentos contemplarão moradores do Jeremias, Araxá e Jardim Continental.

A Prefeitura de Campina Grande está ultimando os preparativos para a realização da 2ª Edição do “Semas na Rua”, que acontecerá nesta terça-feira, 28, na rua Samuel Simões, 481 (Feirinha do bairro do Jeremias), das 8h ao meio-dia. A perspectiva da comissão organizadora é de que o evento, realizado pela coordenação de Projetos e Planejamento da Secretaria de Assistência Social (Semas), alcance um público maior que o registrado na 1ª Edição, ocorrida no bairro de José Pinheiro em 31 de janeiro deste ano, quando foram notificados cerca de 600 atendimentos nos vários serviços.

O principal motivo, dessa expectativa de crescimento em atendimentos, é uma maior oferta de serviços nesta 2ª Edição, a exemplo dos Primeiros Cadastros, atualização cadastral e orientações (CadÚnico, Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Sine); Emissão da Carteira do Idoso e Orientações Jurídicas (Gerência do Idoso e Jurídico/Semas); além de cortes de cabelo (masculino e feminino) e design de sobrancelhas, com profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV Bodocongó) e parceria com a Barbearia Original Delivery, instalada no bairro da Liberdade.

Novidades nesta 2ª Edição

Uma das novidades nesta ação será o novo layout da Unidade Educativa Móvel do Programa de Abordagem Social Municipal de Crianças e Adolescentes (Ruanda), que agora está com uma adesivagem mais colorida e atrativa para a criançada. O serviço, que esteve também na 1ª Edição, no bairro de José Pinheiro, promete ser uma das atrações na Feirinha do Jeremias. A ideia é fazer com que durante toda a manhã, enquanto os pais realizam os atendimentos nos demais serviços, os filhos sejam acompanhados por profissionais que atuarão na Unidade Móvel, com a realização de oficinas e recreação.

Outra novidade será a presença da equipe do Espaço Humanitário do Migrante Venezuelano, que atua com a comunidade Warao (etnia indígena originária da Venezuela), no bairro do Jeremias. A equipe vai disponibilizar informações e orientações sobre o direito de migrantes Venezuelanos, especialmente sobre a emissão de documentos. Já equipes de Programas, como Famílias Fortes, Criança Feliz e da Coordenação LGBT, levarão orientações para a comunidade sobre o trabalho desenvolvido pelos serviços.

Trabalho Intersetorial

O evento conta principalmente com o trabalho Intersetorial, através da Secretaria de Saúde, com o Programa Consultório na Rua, que mais uma vez vai disponibilizar encaminhamentos médicos, vacinação (covid-19, DT, Hepatites) testes rápidos, testes de glicemia e aferição de pressão arterial, além de Cadastro no Programa “Saúde de Verdade”. Já a Secretaria de Planejamento (Seplan), vai oferecer serviços de Regularização Fundiária (que consiste na regularização de possíveis ocupações de terrenos e casas, sem registro público).

Haverá também a distribuição de mudas frutíferas e arbóreas, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e o Castramóvel, que em mais uma edição fará cadastros de cães e gatos durante a ação.

Palco com Atrações

Outro atrativo, nessa 2ª Edição do Semas na Rua, será a programação no palco montado para receber atrações: cantores, músicos, grupo de capoeira e de dança, formados por pessoas ligadas à comunidade. Também haverá apresentações de grupos ligados aos serviços da Semas, a exemplo da banda de pífanos, do Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), que vai abrir a programação cultural.