Semana da Mulher: Prefeitura de Campina promove ações voltadas para elas durante todo este mês de março

Atividades começaram na primeira semana deste mês, envolvendo várias ações como palestras, dinâmicas, oficinas e estética. A programação segue até o dia 28 de março.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na última quarta-feira, 8 de março, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), vem promovendo diversas ações para o público feminino acompanhado pelos serviços da Secretaria. As ações estão acontecendo desde o início da primeira semana do mês e seguirão até o dia 28, com várias atividades, envolvendo palestras, dinâmicas, oficinas e estética.

Uma delas foi nesta quinta-feira, 09, no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CRAS) de Galante, com uma ação em conjunto com a Coordenadoria de Políticas Públicas Para Mulheres, que realizou palestra sobre violência doméstica, pela equipe da Coordenadoria, ministrada pela advogada, Kátia França e a assessora jurídica Lúcia Araújo, com o apoio da equipe do CRAS.

Na oportunidade, mais de 100 mulheres puderam tirar dúvidas sobre seus direitos e conhecer mais sobre os trabalhos da Prefeitura que são voltados à assistência para este público. Na ocasião, o músico Eli Soares também esteve fazendo um momento musical junto às mulheres, com voz e violão, finalizando com um momento de confraternização e descontração entre elas e toda a equipe.

“Essas mulheres durante todo o ano participam das nossas ações, mas neste mês alusivo às mulheres a gente chama outras instâncias para trazer assuntos pertinentes à vida delas. Estivemos falando sobre violência doméstica e patrimonial e isso é muito importante, porque muitas delas sofrem violência e não sabem como agir, e muitas deixam de pedir ajuda para não serem expostas. Nosso papel é sempre frisar isso, que elas têm direitos e uma rede ampla de proteção”, disse a coordenadora do CRAS, Cione Nóbrega.

“Eu fiquei muito grata por ter participado dessa palestra, com uma equipe muito qualificada de Campina que esteve nos trazendo informações com excelentes estudos para passar para nós, mulheres de Galante, sobre nossos direitos. É muito bom saber que podemos contar umas com as outras”, contou a manicure Marcelia Nascimento, uma das mulheres acompanhadas pela Unidade, que esteve no evento.

OUTRAS AÇÕES

O CRAS Mutirão também promoveu atividades educativas e estéticas nesta quarta-feira, 8, para as mães dos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Unidade, assim como o Cras Pedregal, que realizou homenagens às mulheres do grupo de idosos. Já o CRAS São José da Mata reuniu as mulheres acompanhadas pela Unidade para a palestra “Dia Internacional da Mulher e Sua Valorização”, com a equipe da Unidade e do Famílias Fortes.

Durante toda esta semana, a Coordenação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (PCD), também realizou atividades com 100 mães atípicas atendidas pelo programa Colo Pra Mãe e pelo Centro Dia, com várias atividades incluindo massagens terapêuticas e ações de estética como escovinha, aplicação de química e cortes de cabelo. A culminância foi na manhã de hoje com um café da manhã e música ao vivo.

As próximas ações acontecerão no dia 16 de março, na Casa da Esperança 2, com o evento “Cuidando de quem Cuida”, que ofertará serviços de estética e saúde para as mulheres da Unidade. Além disso, no dia 28.03, as mulheres do grupo de convivência do Cras Malvinas também serão contempladas com palestras ministradas pela equipe da Coordenadoria da Mulher.