Semana de Valorização da Pessoa Idosa tem abertura oficializada pela Prefeitura de Campina Grande

Primeiro evento aconteceu nesta segunda-feira, com palestras sobre os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa.

A Prefeitura de Campina Grande realizou a abertura da Semana de Valorização da Pessoa Idosa, que neste ano apresenta o tema: ‘SuperiorIDADE – Valorizando a Terceira Idade’, na tarde desta segunda-feira, 02, por meio da Gerência da Pessoa Idosa, da Secretaria de Assistência Social (Semas). O evento, que envolveu palestras sobre os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no bairro Catolé, reunindo cerca de 100 pessoas.

Durante o evento diversos idosos, entre eles membros do Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), da Universidade Aberta à Terceira Idade, da Universidade Federal de Campina Grande (UATI/UFCG), além de servidores da Atenção Básica da Saúde e da Semas. As palestras foram ministradas pelo advogado e jornalista, que atua no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas II), Júlio César de Andrade, e da professora de História da UFCG, Keila Queiroz, coordenadora da UATI. Ambos trataram sobre os avanços nos direitos da pessoa idosa em âmbito nacional e municipal.

“O propósito da palestra é refletirmos sobre a Política Nacional do Idoso, vendo até que ponto as necessidades foram recepcionadas e os problemas que ainda não foram solucionados. Toda a programação desta semana, no geral, é para relembrarmos os direitos desta população e fazer com o que os idosos não fiquem isolados e participem ativamente das atividades”, disse a palestrante Keila Queiroz.

Conforme Rosemary Guimarães, gerente da Pessoa Idosa da Semas, a abertura foi um sucesso. “Tivemos uma tarde bastante produtiva, até pelas dúvidas que surgiram após as palestras e discutimos o quanto ainda precisamos caminhar para ter mais valorização e lutar pelos direitos da pessoa idosa, mas também comemoramos bastante pelos avanços que já conquistamos. Esperamos que toda a comunidade participe das ações durante a semana”, disse a gerente.

Ação Intersetorial

A Semana de Valorização da Pessoa Idosa segue até a sexta-feira (06), com diversas ações que estarão sendo realizadas pela Prefeitura de Campina Grande, através da Semas e das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Cultura (Secult), Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma); Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); além da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e Procon-CG. Entre as atividades estão as apresentações culturais, serviços de saúde, atendimentos ao público e a II Corrida da Pessoa Idosa.