SEMANA DO BEBÊ: Prefeitura de Campina Grande realiza ação de autocuidado para gestantes e lactantes no Cras Zona Leste

Ação contemplou mulheres acompanhadas pelo Programa Criança Feliz, em evento com palestra, sessão de relaxamento e procedimentos estéticos.

A Prefeitura de Campina Grande realizou mais uma ação dentro da programação da XII Semana do Bebê, através da Secretaria de Assistência Social (Semas). O evento ocorreu no Complexo Esportivo Plínio Lemos, na dessa quarta-feira (30), no bairro José Pinheiro e foi voltado para mulheres gestantes e lactantes acompanhadas pelo Programa Criança Feliz nesta região de abrangência.

Ao todo, 28 mulheres participaram de uma palestra sobre a importância da amamentação, ministrada pelas equipes do Criança Feliz e do Centro de Referência em Assistência Social – Cras Zona Leste, que também esteve à frente da organização. Equipes do Programa de Educação Social para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua (Ruanda) realizaram atividades com as crianças e adolescentes presentes, assim como o Palhaço Patatá, que ainda realizou brincadeiras. Já a Secretaria de Juventude Esporte e Lazer (Sejel) fez atividades de relaxamento com as mães, através de educadores físicos.

Um dos focos principais do evento foi oferecer serviços de estética às mães, como forma de promover o autocuidado, através de oficineiros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Cras Bodocongó. Andreia Santos, é mãe de uma bebê de um ano de idade, e é acompanhada pelo serviço. Ela disse que gostou muito do evento. “Nós aproveitamos muito, tanto eu quanto minha filha, interagimos com outras pessoas da comunidade e tivemos uma tarde bem divertida e maravilhosa”, disse a mulher.

Grávida de sete meses, Maria Cristina está há 1 mês sendo acompanhada pelo Criança Feliz. Ela conta qual foi a impressão desse primeiro evento do qual participou: “Eu amei tudo! Fiz as sobrancelhas e escovei o cabelo. Eu fiquei feliz por poder tirar um tempo para mim, pois quando engravidamos nos preocupamos menos com a gente e olhamos mais para as questões da gravidez”, afirmou.

Conforme Fabricia Lacerda, coordenadora do Cras Zona Leste, esse evento mostra como a Prefeitura está empenhada em se voltar ao bem estar na maternidade. “Trabalhar a autoestima com esse público é muito importante e ainda tivemos a oportunidade de repassar informações, porque o papel da gente é justamente distribuir o conhecimento. Com relação ao autocuidado, pensamos nisso porque às vezes as gestantes ficam mais esquecidas pela família, porque voltam mais a atenção para o bebê. Esse é mesmo um momento muito importante”, pontuou a coordenadora.

De acordo com Meruska Aguiar, coordenadora do Criança Feliz, essa ação, articulada de forma intersetorial, com o apoio da Supervisão dos Cras, teve um resultado muito positivo. “A gente convidou essas mulheres para esse dia de cuidado, junto à outras atividades, pensando dentro da perspectiva da Semana do Bebê, então mobilizamos várias equipes para irmos além de repassar informações sobre a amamentação, em um momento que elas também fossem cuidadas. Tudo isso deu muito certo”, finalizou a coordenadora.