Semas e UEPB lançam campanha voltada para população LGBT

Deu início na manhã desta terça feira, 03, a pesquisa para diagnosticar as condições sociais, e econômicas de Diversidade de sexual e gênero, na cidade de Campina Grande. O projeto caracteriza-se como levantamento censitário da população LGBT e afins, de forma sigilosa e anônima, para conhecer a realidade da população LGBT. Surgindo então a necessidade do projeto “Diagnóstico Social, e Econômico da População de Diversidade Sexual e Gênero na cidade de Campina Grande”.

Pioneira, a ação é realizada pela Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas), Comitê de Ética Da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Secretária Municipal de Saúde e Educação, Ministério Público da Paraíba e Instituições privadas.

A Semas disponibilizou através da Coordenação de Ações Públicas para a População LGBT, uma equipe técnica, que farão a coleta dos dados e o mapeamento destas informações, através do preenchimento do formulário digital (QR CODE), ou impresso. Os técnicos ficarão localizados em locais estratégicos de grande movimentação de pedestres, como Terminal de Integração e Praça da Bandeira.

O objetivo dessa ação é mapear a população LGBT+ no município de Campina Grande, caracterizá-las quanto as variáveis sociogeograficas, econômicas, avaliando indicadores relacionados a vulnerabilidades social, e saúde.

A partir da tabulação dos dados, serão criados estratégia na elaboração de políticas Públicas para esta população, no esforço coletivo de reduzir as desigualdades social, visando o bem esta comum.