SEMAS NA RUA: 4ª Edição do Projeto da Prefeitura de Campina Grande realiza cerca de 500 atendimentos no bairro do Tambor

Ação realizada na manhã desta quarta-feira, atendeu o público nas dependências da Fundação CDL, localizada no Tambor. Durante as quatro edições, já foram contabilizados quase 4 mil atendimentos, alcançando várias comunidades no município.

Na manhã desta quarta-feira, 3, os moradores do bairro do Tambor se beneficiaram com diversos serviços oferecidos pelo programa “Semas na Rua”, realizado pela Coordenação de Projetos e Planejamento da Secretaria de Assistência Social (Semas), da Prefeitura de Campina Grande. A ação foi realizada das 8h ao meio-dia, em parceria com a Fundação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). O evento completou a 4ª edição, atendendo cerca de 500 pessoas em vários serviços oferecidos pela Semas.

Na abertura do evento, autoridades falaram sobre a importância das ações da Prefeitura de Campina Grande serem levadas para mais perto população. O secretário municipal de Assistência Social, Valker Neves, enfatizou a importância da ação, que chega à 4ª edição com muitos serviços prestados, para quem mais precisa.

“No que diz respeito à Semas conseguimos definir pontos de aproximação. O primeiro deles é o contato mais de perto da população, inclusive, uma marca registrada da atual gestão. É para todos nós, uma grande oportunidade de conhecer de perto, conversar com cada cidadão e poder servi-los, ‘na porta de casa’. Eles nos falam das suas dificuldades e experiências e nós buscamos tornar a vida da comunidade mais digna”, disse o secretário Valker Neves.

O presidente da Fundação CDL, Jucileto Barbosa Leal, comemorou o início dessa grande parceria. “Estamos buscando cada vez mais parcerias e eu considero o “Semas na Rua” um programa importante para a comunidade, não só do Tambor, mas para vários bairros de Campina Grande, especialmente para as comunidades mais carentes. Isso é muito especial”, disse o presidente.

Tambor

No local, foram oferecidos: cadastramento e atualização cadastral (CadÚnico); produção de currículo e cadastro (Sine Municipal); orientações e distribuição de preservativos (Coordenação LGBT); atendimento psicossocial (CRAS); atendimentos, orientações (CREAS); emissão da Carteira do Idoso (Gerência do Idoso); oficinas para crianças (Ruanda); divulgação e a captação de famílias (Famílias Fortes); informações e busca ativa para novas adesões (Criança Feliz).

Em complemento estavam os serviços do cadastramento (Castramóvel); Distribuição de Mudas (Sesuma); Encaminhamentos para Causas Cíveis, Família e Fazenda Pública (Defensoria Pública), além dos cortes de cabelo, em mais uma parceria com a Barbearia Original, que funciona no bairro da Liberdade.

A saúde também foi priorizada a partir do Programa Consultório na Rua, com vacinação (covid-19, DT, Hepatites); Testes de Glicemia; verificação de Pressão; Cadastro no Programa Saúde de Verdade, com orientações e a distribuição de preservativos e consultas médicas, enfermagem e agendamentos para citológicos (UBSF – Distrito 1).

Rayana Freitas, mãe do Henrique, 5 anos, prestigiou a ação aproveitando para utilizar os serviços. O filho se divertiu no projeto Ruanda. Já a mãe aproveitou para fazer as sobrancelhas com o Serviço de Convivência da Semas. “Eu achei importante a ação, já que a gente consegue atendimentos gratuitos e ainda por cima, melhora a autoestima. Agora, eu vou deixar meu currículo no estande do Sine para achar minha oportunidade. Estou muito feliz e grata à Prefeitura de Campina Grande”, concluiu a dona de casa.