SEMAS NA RUA: Evento realizado pela Prefeitura inclui vacinação contra a covid-19, escutas psicológicas e espaço kids

A mega ação que acontece na manhã desta terça-feira, 31, inclui atendimentos médicos, atualizações cadastrais, serviços estéticos, além de shows com palhaços para a criançada, na Praça Joana Darc, em José Pinheiro.

A Prefeitura de Campina Grande está finalizando os detalhes para a 1ª Edição do “Semas na Rua”, que acontece por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), através da assessoria de Projetos e Planejamento, nesta terça-feira, 31, na Praça Joana D’arc, em José Pinheiro, no horário das 8h às 12h. Na oportunidade, serão oferecidos diversos serviços, a exemplo da vacinação contra a covid-19, vacinas antitetânicas e de hepatite, assim como atendimentos de enfermagem e escutas psicológicas, realizadas pelo Programa Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde (SaúdeCG), uma das apoiadoras do evento.

Desde a última semana, a Semas, através da Assessoria de Projetos e Planejamento, vem fechando parcerias para levar o maior número de serviços para a comunidade, que inclui ainda testes de glicemia, aferição de pressão, cadastramento e atualização cadastral (CadÚnico), entrega de currículo e cadastro (SINE), emissão da carteira do idoso, orientações e atividades físicas, oferecidas através da Gerência do Idoso, Regularização Fundiária (que consiste na regularização de possíveis ocupações de terrenos e casas sem registro público), além de cortes de cabelo (feminino e masculino).

A Semas também conta com o apoio de parceiros que atuarão com a oferta de serviços, a exemplo do Doutores do Sorriso, que realizará oficinas para as crianças; a Embelleze e a Oficial Barber Club, com cortes de cabelo e a Universidade Paulista (UNIP), que além de testes de glicemia e aferição de pressão, dará instruções sobre uso de medicamentos.

Um palco será montado no local, garantindo entretenimento para as crianças que estarão na ação, com shows dos palhaços Patatá e Tia Mila. A ideia é também alcançar o público infantil, proporcionando momentos de lazer e entretenimento, enquanto os pais são atendidos na série de serviços que estarão sendo oferecidos.

O evento terá também o serviço do Castramóvel, do Centro de Zoonoses. De acordo com a coordenadora Aretusa do Nascimento, neste primeiro momento não é necessário levar os animais para a utilização do Castramóvel, uma vez que será realizado inicialmente o agendamento, para a castração de cães e gatos (machos). “Para fazer o cadastro no local, e marcar a data da castração pelo Zoonoses, é necessário que os tutores levem RG, CPF e comprovante de endereço (com residência na Zona Leste)”, orienta a coordenadora.

Além dos serviços de Saúde, o “Semas na Rua”, também conta com o apoio das Secretarias de Planejamento (Seplan), Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), e a Superintendência de Trânsito e Transportes Público (STTP), que atuarão com serviços, na logística e estrutura do evento.

“A intenção é levantar em cada bairro contemplado, inicialmente, as necessidades que a comunidade apresenta, e especialmente com a atuação dos Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do território, vamos conseguir aproximar e estreitar a relação da comunidade com esses serviços e assim obtermos um mapeamento da situação real de cada área”, concluiu a coordenadora da Assessoria de Projetos e Planejamento, Uiamara Mirna.